Tenho retenção de líquidos nas pernas. O que posso fazer?

A retenção de líquidos tem diversas causas, entre elas o excesso de sal no organismo!
Saiba como acabar com ela!

Todos nós já sentimos nossas pernas inchadas com câimbras e excesso de peso nas panturrilhas e pés.

A retenção nas pernas afeta muitas pessoas, principalmente mulheres e ao longo do verão costuma ser ainda mais freqüente. Na maioria das vezes o problema está associado aos típicos problemas circulatórios.

Os tecidos acabam inflamando devido à presença das toxinas que acumulam água e reduz a capacidade do retorno venoso. As pernas acabam sofrendo as conseqüências, ficando inchadas e com dores incômodas.

Mas a questão é como acabar com o problema da melhor forma possível? Não se preocupe, pois hoje vamos explicar as melhores soluções para o caso. Confira!

Causas da retenção de líquidos nas pernas

Cada pessoa possui um estilo de vida e uma rotina diferente. Sendo assim, a retenção de líquidos pode estar associada a diferentes causas como:

  • É muito comum as mulheres com muita celulite sofrerem com a retenção de líquidos nas pernas;
  • A retenção de líquidos nas pernas pode ocorrer com freqüência durante viagens longas de ônibus ou avião, por conta do excesso de tempo que permanecemos sentados;
  • Há muitas medicações que causam a retenção de líquidos. Confira!
  • Lesões nos joelhos ou tornozelos podem ajudar a desenvolver a retenção de líquidos nas pernas;
  • Varizes;
  • Se manter em pé por muito tempo;
  • Problemas circulatórios;
  • Problemas cardíacos;
  • Problemas renais;
  • Desequilíbrio hormonal, principalmente ao longo do período menstrual;
  • Excesso de sal na alimentação.

Se notar a retenção de líquidos na região das pernas ao longo dos seus dias é fundamental consultar um médico para saber a causa do problema e tratá-la da melhor maneira.  Depois você pode colocar em prática alguns tratamentos caseiros muito eficientes!

Infusão de erva doce

A erva doce é uma planta aromática, depurativa, digestiva e diurética, sendo uma forte aliada para combater a retenção de líquidos. Tome o chá de erva doce duas vezes ao dia, de preferência 15 minutos antes das principais refeições.

Ingredientes

  • Meia colher de anis;
  • 200 ml de água;
  • E colher de sopa de erva doce.

Preparo

Coloque a água para ferver e adicione a erva doce e o anis. Deixe em infusão por 20 minutos, desligue o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Beba ainda morno.

Infusão de cavalinha

A cavalinha é uma planta repleta de benefícios para nossa saúde e muito eficiente para tratar diversas situações, inclusive a retenção de líquidos.

  • Ela favorece a coagulação e é anti-hemorrágica;
  • Contém silício que é um mineral que ajuda na regeneração da pele e de todo o tecido conjuntivo;
  • É um diurético natural muito eficaz e recomendado para ajudar a eliminar as toxinas do organismo;
  • Estimula a circulação sanguínea e filtra as toxinas.

Tome a infusão de cavalinha regularmente, sempre pela manhã.

Alimentos para incluir na dieta

Controlar a quantidade de sal em sua alimentação é algo fundamental para combater a retenção de líquidos. Opte pelo sal rosa do Himalaia.

O excesso de sal em nosso organismo faz com que nossos tecidos fiquem inflamados resultando na retenção de líquidos.

Chega a um estágio em que o organismo não consegue eliminar o excesso de água através da urina e inchamos. No entanto, o sal não é o único ingrediente que contribui para retenção de líquidos, pois as gorduras saturadas, como açúcares, doces, farinhas refinadas também atuam de forma negativa em nosso organismo.

Corte esses alimentos e inclua regularmente os seguintes alimentos na sua dieta:

  • Aspargo;
  • Salsinha;
  • Cebola;
  • Aipo;
  • Abacaxi;
  • Pera;
  • Maçã;
  • Melancia;
  • Banana;
  • Melão;
  • Alface;
  • Berinjela;
  • Alcachofra;
  • Endívia.

Beba muita água durante o dia

Sabemos que é recomendado tomar ao menos dois litros de água por dia. Porém, essa obrigação deve ser feita de forma correta e não apenas enchendo o estômago, causando o acúmulo de água.

Devemos tomas água ao longo do dia inteiro, devagar e em pequenas porções por diversas vezes. Pois assim, iremos manter nosso corpo hidratado da forma correta, sem causar o acúmulo de água em nosso estômago dificultando a absorção pelo organismo.

Andar todos os dias

Os exercícios são indispensáveis para manter uma rotina saudável e proporcionar diversos benefícios a nossa saúde, inclusive favorecendo a circulação sanguínea, melhorando a saúde de nossas veias e artérias, permitindo que se oxigenem da forma eficiente.

Evite o sedentarismo, cuida da alimentação, mantenha o corpo hidratado, tome as infusões caseiras e assim não sofrerá mais com os desconfortos da retenção de líquidos nas pernas.

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