Saiba como lavar e desinfetar as esponjas usadas para lavar louça

As esponjas de lavar louça são uma das maiores fontes de bactérias que existem. Para não ocorrer a contaminação confira o artigo a seguir repleto de dicas!

As esponjas fazem parte do nosso dia a dia para lavar nossas louças após as refeições. Apesar de indispensáveis, elas são as maiores fontes de bactérias que temos em nossa casa. Por isso, é fundamental desinfetá-las frequentemente , mantedo-as sempre limpas, garantindo e protegendo a saúde de nossa família.

Hoje vamos falar sobre os riscos que uma simples esponja de lavar louças pode apresentar para a saúde. Veja como evitar!

Esponjas: o objeto mais infectado do nosso lar

A principal função da esponjas é eliminas os resíduos de comida em nossos copos, pratos, talheres e panelas.

Enquanto passamos a esponja com produto em nossos utensílios domésticos ela absorve os resíduos que se encontram neles. Para que façam sua função corretamente, as esponjas de lavar louça são feitas com pequenas aberturas de absorção que facilitam o processo de eliminação dos resíduos, resultando no acúmulo de micro-organismos absorvido por elas ao longo da limpeza.

Por estarem constantemente úmidas ou molhadas acabam se tornam um excelente ambiente para o desenvolvimento de bactérias que podem ficar nelas durante dias e horas.

Segundo pesquisas, a esponja de lavar louças é ainda mais sugo e repleta de bactérias que a própria tampa do vaso sanitário ou o lixo.

Por tudo isso, desinfetar as esponjas frequentemente é indispensável para não trazer riscos a saúde.

Provavelmente você deve estar pensando que o detergente as mantém limpas, porém não se engane ele não é a maneira correta de limpá-las e desinfetá-las.

Como desinfetar as esponjas?

Há diferentes maneiras eficientes de higienizar e desinfetar as esponjas de forma correta, eliminando as bactérias 99%. Siga os passos a seguir que são simples e irão garantir que existam menos bactérias em sua cozinha fazendo com que corra menos riscos.

1. Pegue um recipiente com água quente e adicione algumas gotas de detergente antibacteriano. Lave a esponja com essa mistura e enxágüe com água em seguida. Deixe a secar.

2. Aqueça a esponja no microondas por dois minutos. Fique atenta para que ela não queime. Se começar a queimar, desligue imediatamente. Caso ela não queime, após os dois minutos ela estará esterilizada. Tome cuidado e retire-a com luvas, pois ela estará muito quente.

Outras recomendações a seguir

Os processos de limpeza nas esponjas devem ser feitos regularmente. Mas há outras dicas muito válidas para prevenir contra as bactérias e te ajudar a manter as esponjas mais limpas pro mais tempo.

• Tenha em sua cozinha duas esponjas, sendo uma para lavar a louça e outra para lavar os aparelhos e balcões;

• Após lavar a louça não deixe as esponjas molhadas. É importante sempre enxaguá-las retirando o máximo que conseguir de água e depois colocá-las para secar;

• Quando os pratos possuem muitos resíduos de alimentos ou estão muito engordurados, é recomendado que passe um papel toalha nos pratos antes de lavá-los com as esponjas. Assim irá evitar o acúmulo de restos de alimentos nas esponjas, que contribuem para o surgimento de bactérias;

• Mesmo seguindo as dicas acima e realizando a esterilização das esponjas, é importante utilizá-las por no máximo duas semanas. Depois desse prazo, jogue-a fora e utilize uma nova.

Essas são formas básicas e práticas para garantir mais higiene em sua cozinha evitando riscos de contaminação para a sua saúde. Você não irá perder nem 20 minutos realizando cada processo!

Leave a Reply