Rotina de alongamentos de 8 minutos para aliviar a dor nas costas

A dor nas costas é algo que nos acompanha freqüentemente em nosso dia a dia, principalmente por mantermos uma postura incorreta, muito tempo sentados em frente a computadores, sapatos inadequados e outros fatores que levam ao surgimento de dores incômodas nas costas.

Segundo estudos 8 a cada 10 pessoas sentem algum tipo de dor nas costas, independente de ser um sintoma de doença ou conseqüência de algum tipo de esforço realizado de forma errada.

Na grande maioria das vezes as dores surgem e desaparecem espontaneamente, podendo ser controlada através de analgésicos. No entanto, é importante ficar atento a freqüência e intensidade das dores. Se persistir por dias recorrentes, inclusive semanas, pode ser algo mais grave, como o surgimento de doenças crônicas. Em casos assim é importante procurar um médico.

Realizar exercícios físicos é fundamental para ajudar a combater as dores nas costas. Como muitas pessoas não possuem muito tempo disponíveis para a prática de exercícios, separamos oito exercícios de alongamento eficientes para prevenir o problema. Confira!

8 exercícios de alongamento para aliviar a dor nas costas

Todos nós deveríamos ter o hábito de fazer alongamento ao levantarmos da cama,pois assim estaríamos devidamente preparados para encarar as corridas do dia. Os alongamentos são ideais para ajudar a combater as dores nas costas, além de ajudar a tonificar determinadas partes do corpo. Hoje vamos mostrar os 8 exercícios de alongamento para aliviar a dor nas costas e que exigem pouco tempo.

Joelhos no peito

Para realizar esse exercício de maneira correta você deve deitar no chão com a barriga para cima e com os joelhos flexionados, mantendo os pés apoiados no chão. Após, eleve apenas um de seus joelhos até o peito e segure-o com as duas mãos. Mantenha a posição por 20 segundos.

Descanse e realize o mesmo procedimento com a outra perna.

Alongamentos de perna no chão

Deite-se com a barriga para cima, mantenha as pernas flexionadas e os braços estendidos rentes ao lado do corpo. Após, eleve uma de suas pernas em direção ao teto e a mantenha nessa posição por 30 segundos.

Volte para a posição inicial, descanse 10 segundos e repita a série. É necessário realizar duas séries para cada perna.

Alongamento de quadríceps deitado

Deite-se de lado, mantendo o corpo no chão alinhado e descansando a cabeça sobre o braço que está dobrado. Flexione a perna de cima para trás e mantenha segurando-a com a mão do mesmo lado para ajudar a manter o equilíbrio. Mantenha a posição por 30 segundos. Em seguida repita o movimento da mesma forma, porém com o outro lado do corpo.

Postura de ioga sobre os tornozelos

Sente-se com as pernas dobradas com as plantas dos pés unidas, uma a outra. É necessário manter as costas erguidas, os olhos fechados e as mãos segurando os pés para ajudar a manter o equilíbrio e a posição. Permaneça na posição por 30 segundo e descanse. Repita o procedimento por 3 vezes.

Realizar ao menos um desses exercícios ao acordar e antes de dormir ajuda a prevenir e melhorar as dores nas costas. Não deixe de fazer alongamento todos os dias e garanta um dia sem dores!

 

 

 

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