Remédios para melhorar a digestão de alimentos gordurosos

Quando comemos alimentos gordurosos dificultamos o processo de digestão. Para acabar com o problema, confira os melhores remédios naturais que contribuem com a digestão!

 

a cada dia que passa mais pessoas se preocupam com sua alimentação e o consumo de gordura passa a ser reduzido e bastante controlado.

Eliminar as gorduras do plano alimentar é muito difícil e precisamos saber diferenciar gordura boa de gordura ruim, pois nosso organismo necessita da gordura saudável.

No entanto, alguns alimentos que consumimos são realmente gorudrosos e dificultam a digestão e para acabar com esse problema hoje vamos te mostrar alguns alimentos e remédios que ajudam a facilitar o processo de digestão desses alimentos gordurosos que consumimos.

É importante ficar atento a forma em que consome esses alimentos para que a gordura possa ser melhor absorvida e metabolizada pelo organismo. A alcachofra, o limão e o vinagre de maçã são fortes aliados.

A importância da gordura

Como sabemos ingerir gordura boa é fundamental para contribuir com o funcionamento correto do nosso organismo.

Para não restar dúvidas, vale lembrar que a gordura boa é de origem vegetal.

  • Frutas secas;
  • Abacate;
  • Azeites vegetais prensado a frio, como o óleo de coco, amêndoa, sésamo, oliva, gérmen de trigo, linho e etc.

A ingestão de gorduras saudáveis de origem vegetal ajuda a eliminar as gorduras ruins acumuladas em nosso organismo, favorecendo a perda de peso.

É essencial reduzir o consumo de gordura de origem animal. Mas, as menos prejudiciais são:

  • Gema de ovo;
  • Peixes ricos com ômega 3, como atum;
  • carpa, arenque, salmão, anchova e sardinha;
  • Lácteos, principalmente os de origem de cabra e ovelha.

Quando não digerimos bem a gordura?

Muitas pessoas possuem dificuldades para metabolizar a gordura, principalmente as não saudáveis. Provavelmente a causa é alguma disfunção do fígado. É muito importante descobrir a origem desse desequilíbrio, pois as gorduras são importantes para muitas funções básicas e vitais do corpo.

  • Para quem passa por essa situação é importante seguir algumas dicas:
  • Coma pequenas porções ao longo do dia. Não consuma em excesso.
  • Evite o consumo de alimentos com gorduras não benéficas;
  • Aplique frequentemente uma bolsa de água quente na região do fígado (próximo a costela direita);

Consuma os alimentos que iremos descrever a seguir.

Suco de limão ajuda na digestão de alimentos gordurosos

O limão é um ingrediente barato e muito presente em diversas receitas de remédios caseiros, pois possui alto poder medicinal. O limão contém um ácido que ajuda a neutralizar o pH dos ácidos do estômago, favorecendo a digestão e metabolização das gorduras e outros nutrientes devido sua grande quantidade de vitamina C.

A melhor forma de aproveitar os benefícios do limão é ingerir o suco da fruta semrpe após as refeições, principalmente após consumir proteína de origem animal.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um outro poderoso aliado no processo de queima de gordura. Tanto o limão, quanto o vinagre são ingredientes naturais excelentes para serem usados na limpeza, pois possuem propriedades adstringentes.

É importante ressaltar que o vinagre de maçã ideal é o orgânico que é feito através da fermentação crua ou viva. Pode ser encontrado em lojas especializadas de produtos naturais e orgânicos.

A diferença do uso do limão para o vinagre, é que o vinagre pode causar acidez estomacal em quem sofre com problemas gástricos, precisando que seu uso seja moderado.

Para evitar desconfortos ao usar o vinagre recomenda-se misturar um fio de vinagre em um pouco de água e despejar na comida antes de comer.

Chá verde e chá vermelho

As infusões de chá verde e chá vermelho são ideais para cosnumir diariamente, inclusive para quem quer reduzir peso e medidas, pois ajudam a metabolizar com mais eficiência as gorduras das comidas.

O chá verde e vermelho contém cafeína, por isso é ideal consumir antes da hora de dormir .

Quem sofre de anemia deve evitar o consumo desses chás antes e depois das refeições, pois interfere na absorção de ferro necessária para o organismo.

Extrato de alcachofra

As verduras e plantas amargas ajudam o fígado a digerir melhor e contribuem com sua saúde. Podemos destacar a alcachofra que pode ser consumida cozida, assada, em infusões ou extrato podendo ser misturadas com água ou em refeições.

Seguindo as dicas acima você irá melhorar a digestão quando consumir alimentos gordurosos, evitando desconfortos.

Leave a Reply