Quer conservar melhor os alimentos? Aprenda como aumentar sua vida útil

Em um mundo onde a fome ainda existe em muitos lugares devemos evitar o desperdício ao máximo.
Confira como aumentar a vida útil dos alimentos e conservá-los corretamente.

Para te ajudar a ter um melhor armazenamento dos alimentos e evitar o desperdício, hoje vamos te ensinar truques fáceis para contribuir com o planeta e aumentar a vida útil dos alimentos. confira!

1. Como conservar as cebolas

A cebola costuma durar em média duas semanas na geladeira se ainda estiver com a casca. A melhor maneira de conservá-la é mantendo-a em um local arejado e seco, livre de umidade.

Apesar desse ser o método mais recomendado, poucas pessoas sabem que uma boa opção é congelar as cebolas para aumentar a sua vida útil. Para isso descasque-as e corte-as em pequenos cubos e guarde em um recipiente fechado no congelador. Sempre que quiser usar, basta descongelar.

2. Como conservar os morangos

Os morangos são frutas muito consumidas e saborosas, mas costumam estragar com muita facilidade memso quando guardados na geladeira. Para aumentar a vida útil dos morangos siga a receita abaixo.

Faça uma mistura de uma parte de vinagre para dez parte de água e borrife nos morangos. Tire o excesso de água das frutas utilizando um papel toalha.

Caso os morangos estejam muito maduros você pode fazer polpo com eles e guardar no congelador para preparar sucos, doces e geleias.

3. Manteiga para conservar os queijos

É muito comum comprarmos queijo e ele por mau armazenamento ficar queimado. Procure comprar peças inteiras e antes de guardar na geladeira passe manteiga fresca em seus lados e guarde em um recipiente com tampa para fazer com que dure mais evitando o ressacamento.

4. Como conservar as bananas

Um ingrediente excelente para consumir com grãos, leite e em doces, a banana é uma das frutas mais queridas, porém amadurecem rapidamente e muitas vezes acaba estragando. Para conservá-la por mais tempo devemos:

Envolver os talos dos cachos da banana com filme plástico cubrindo as extremidades do alimento.

Quando já estiver madura corte-as em rodelas ou cubos e prepare doces.

5. Como conservar as maçãs

Quando guardadas na geladeira costumam durar um tempo consideravel bom, mas quando cortadas ou descascadas fica oxidada e acaba estragando devido seu aspecto preto e seco. Para que isso não aconteça, siga as dicas a seguir:

Em um recipiente com água e limão coloque o pedaço de maçã cortado,pois assim evitará o ressecamente e escurecimento da fruta.

Caso as maçãs estejam muito maduras você pode preparar geleias com elas de uma forma bastante simples.

Corte as maças em pequenos cubos e junte com o suco de limão e o açúcar. Leve ao fogo até que elas fiquem moles. Se necessário acrescente água durante o cozimento.

6. Como conservar o abacate

Assim como as maçãs e as bananas o abacate é uma fruta que oxida com muita facilidade quando entra em contato com o ar. Suas partes ficam secas e escuras devido ao mal armazenamento.

Para conservar melhor essa fruta pressine um filme plástico sobre sua superfície quando ainda estiver com a polpa aberta para eliminar as bolas de ar. Em seguida coloque na geladeira.

A mesma técnica deve ser usada para os cremes que fizer com o abacate, por exemplo a guacamole.

7. Como conservar as ervas aromáticas

Essa técnica é muito conhecida por armazenar as ervas aromáticas por mais tempo, fazendo com que não estrague com facilidade. entre elas o orégano fresco, alecrim, manjericão e outras.

Corte bem as ervas e coloque em bandeijas de gelo. Preencha os cubos com azeite de oliva e leve ao congelador e use as pedras para fazer suas receitas normalmente.

 

Leave a Reply