Por que nossas mãos ficam frias durante todo o ano?

Durante o inverno podemos sentir nossas mãos e pés frios com freqüência. Mas porque as sentimos assim por todo o ano? Entenda!

Muitas vezes mesmo em dias quentes, durante o verão podemos sentir nossos pés e mãos frios, mas por que isso acontece?

Ainda não se sabe exatamente a causa desse sintoma, porém estima-se que a razão disso acontecer está ligado a nossa circulação sanguínea.

Em algumas situações, o sangue flui aos pés e às mãos, o que faz com que as extremidades fiquem frias e insensíveis.

No inverno é mais fácil compreender já que o frio permanece nos locais. No entanto, no verão ou em dias quentes isso não deveria ser algo comum.

Logo abaixo vamos detalhar os problemas circulatórios que podem ser a causa, mas que também podem estar associados a dietas de baixas calorias ou problemas mais graves de doenças cardíacas.

Sentir as mãos e os pés frios em dias quentes pode ser um sinal de que algo não está funcionando como deveria.
A má circulação pode ter como causa a postura  ou o excesso de trabalho diário que não permite que o chegue alcance as extremidades. Outra explicação para o problema é em relação ao estreitamento dos vasos sanguíneos, pressão arterial e redução da taxa metabólica.

Quais as outras razões que podem esfriar as extremidades?

Há outro fator que pode estar relacionado a essa situação. O emocional.

Quando temos vontade de algo nosso corpo avança para realizar ou retrai desistindo. Por exemplo, quando queremos um chocolate, mas estamos de dieta, na hora que pensamos em pegar o chocolate e lembramos da dieta, desistimos de comprá-lo.

Na psicologia se estuda a relação entre as dificuldade de avançar na vida e as extremidades frias. Nosso corpo retém a circulação nessas áreas.

Quando queremos abraçar ou fazer carinho em alguém, se nos privarmos do que queremos ou desanimarmos de realizar algo, nossas extremidades superiores irão ficar mais frias.

Notar os pés e as mãos frias é fácil, porém ainda é complexo entender a ligação que há entre a temperatura dos membros e os fatores emocionais.

Como evitar mãos e pés frios?

Muitas vezes o problema pode ser sanguíneo e nesses casos alguns ingredientes naturais podem aquecer as extremidades devidas seus benefícios. Confira!

Gengibre

O gengibre é muito eficiente para potencializar o funcionamento do metabolismo. Além de ajudar a evitar dores estomacais, melhorar a circulação do sangue, aliviando dores musculares e aumentando a temperatura interna do corpo.

Faça um chá com 250 ml de água fervendo e uma colher de sopa de raspas de gengibre.

Canela

A canela aquece o estômago e ajuda a aliviar dores e doenças digestivas, aumentando a temperatura dos órgãos internos, favorecendo o fluxo sanguíneo, eliminando a sensação de frios nas mãos e nos pés. Coloque canela no café e sobremesas. Tome chá de canela também.

Gingko Biloba

A Gingko Biloba é um excelente vaso dilatador que ajuda a estimular o calor nas extremidades do corpo, facilitando e melhorando a claridade mental. É possível consumir através de pílulas que são facilmente encontradas em casas de produtos naturais.

Faça auto massagens regularmente para ajudar na circulação do sangue.

Leave a Reply