Pessoas felizes não falam mal dos outros

O costume de falar mal dos outros é algo que acompanha a sociedade humana desde o início. No entanto, nos dias de hoje é ainda mais comum e muitas pessoas fazem disso seu principal assunto. O problema é que não nos damos conta do quanto isso é prejudicial para todos os envolvidos no assunto, tanto para quem critica, para quem ouve e principalmente para quem é criticado.

Se prestarmos atenção, podemos notar que as pessoas felizes não falam mal dos outros. Se observarmos podemos notar que elas estão tão felizes e satisfeitas com a própria vida que não precisam perder tempo analisando e criticando o próximo.

Hoje vamos falar sobre os principais motivos que levam as pessoas a criticar os outros e como lidar com as críticas e energias negativas de pessoas que não sabem falar de outro assunto a não ser os outros. Confira!

Por que as pessoas falam mal dos outros?

O ser humano possui suas próprias inseguranças e para não deixá-las aparentes acabam falando mal dos outros para que se sintam melhor e mais segurança. Normalmente, essas pessoas vivem constantemente procurando falhas e defeitos para que possam comentar. O problema é que essas pessoas se tornam incapazes de notarem os próprios defeitos.

É muito importante parar de prestar atenção no próximo e prestar atenção em nós mesmos. Analise seu comportamento e veja se você não comenta negativamente os outros. Muitas vezes fazemos comentários maldosos, mesmo sem intenção, pois já se tornou automático criticar.

Infelizmente esse tipo de comportamento é mais comum do que podemos imaginar e está enraizado no dia a dia da grande maioria das pessoas, principalmente as que estão insatisfeitas com algo em suas vidas e falar mal dos outros faz com que se sinta melhor. Nem sempre essas pessoas são ruins, mas muitas vezes esse tipo de atitude é inconsciente por falta de observar os próprios atos.

Mantenha-se forte diante das críticas

Até agora falamos de quem critica, mas precisamos pensar pelo outro lado também: a pessoa criticada. O ideal era sermos imunes às críticas e não deixar com que isso pudesse nos afetar. Até porque o que uma pessoa pensa sobre nós é o ponto de vista dela e não o que realmente somos.

Por mais próxima que uma pessoa seja da outra, ninguém sabe exatamente o que ocorre na vida de cada uma. Não sabemos nem das alegrias, nem das tristezas e muito menos das dificuldades superadas.

É importante não deixarmos a opinião de o próximo influenciar no nosso dia a dia. Precisamos reforçar diariamente nossa autoconfiança e auto estima, garantindo que superemos as críticas que teremos pela frente. Não é uma tarefa fácil, mas se desprender da opinião do próximo e mantermos acima de tudo o que sabemos sobre nós é a grande chave.
Foque no que lhe faz feliz, em que acredita e valorize tudo que tem, conquista e tenha orgulho de si mesmo, pois assim estará imune e preparado para lidar com criticas sem que elas o afetem.

Afaste-se de quem só sabe criticar

Provavelmente você já se deparou com uma pessoa repleta de energias negativas em sua vida. Essas pessoas costumam se queixar de tudo, reclamar até de oportunidade e momentos felizes e falar mal dos outros parece que é o seu hobby. Nada nunca está bom para esse tipo de pessoa, por isso fique muito atento.

As energias são contagiosas e por mais que não contribua com o assunto dizendo algo. Ouvir já é uma forma de concordar e dar espaço para que essa pessoa não perceba o erro que está cometendo e fazendo com que a energia negativa circule por você, te trazendo desconforto e outras sensações e possíveis situações negativas.

Procure ficar próximo de pessoas bem humoradas, felizes, otimistas, que falam de planos e projetos e não de pessoas. Fique ao lado de pessoas que te elevam e não que te colocam para baixo.
Lembre-se: Quem fala mal dos outros para você, também fala de você para os outros. Não queira esse tipo de amizade, pois não te levará a lugar algum.

Seja a melhor versão de você mesmo

Quem realmente é feliz e tem uma vida produtiva não possui tempo para perder falando mal dos outros. Use-as como inspiração.

Utilize seu tempo para focar em novos projetos, pensamentos bons, planos e tudo que realmente é importante e válido para você. Tente ser o que pode ser de melhor, eliminando sempre suas inseguranças e comparações, não perdendo tempo para atitudes e comentários alheios.

Ao se sentir satisfeito consigo mesmo, provavelmente estará em um caminho mais iluminado, repleto de oportunidades e vivendo de acordo com a sua realidade. A vida já é complexa demais para nos preocuparmos com a do próximo. Portanto, foque em você e em sua felicidade, assim estará traçando um caminho mais bonito, sincero e repleto de bondade!

Leave a Reply