Os 8 melhores alimentos para dormir tranquilamente

Você sabia que os alimentos podem ser a causa da sua ausência de sono ou noites mal dormidas? Atenção ao que come antes de dormir!

Muitas vezes passamos a ter problemas para pegar no sono e a causa pode ser o jantar com uma alimentação muito pesada ou a ausência de uma dieta equilibrada e saudável.

Hoje vamos te mostrar os melhores alimentos para consumir antes de dormir e garantir uma noite tranquila de sono, sem insônia! Confira!

Primeiro passo: Determine se você sofre de algum desequilíbrio do sono

Algumas vezes estamos mais agitados e acabamos demorando a pegar no sono. No entanto, se isso se tornar freqüente, é um sinal de insônia.

A insônia é a ausência de sono por longo tempo. Quando estamos sofrendo desse problema, costumamos deitar e demorar para pegar no sono ou perdemos o sono no meio da madrugada. Ou seja, a insônia deixa nosso sono desregulado, trazendo sono ao longo do dia, falta de disposição, irritação e outros.

A insônia normalmente tem como causa o nervosismo, estresse e ansiedade. Mas, também os problemas pessoais ou cardiovasculares, depressão, apneia e nossa alimentação.

Quais alimentos que podem ajudá-lo a dormir melhor?

Se sua insônia for resultado da sua dieta desequilibrada e não saudável, mude seus hábitos e inclua os seguintes alimentos nas refeições que faz antes de dormir.

Alimentos ricos em proteínas

Os alimentos ricos em proteínas ajudam a dar sensação de saciedade mesmo consumindo menos quantidades. Consuma frutas frescas, ovos, chocolate quente e queijo em refeições mais noturnas.

Peru

O peru possui uma substância que se chama triptofano e causa sensação de saciedade com rapidez. Outra vantagem dessa substância é permitir noites mais profundas e tranqüilas.

Consuma o peru com verduras ao longo da semana e poderá notar diferenças significativas.

Água

O corpo deve ser hidratado ao longo do dia inteiro, principalmente na parte da noite. Antes de dormir tome um copo de água. Em dias mais quentes o chá de ervas, como a camomila é uma ótima opção para proporcionar noites tranqüilas e prazerosas de sono.

Corte o café, suco industrializados e refrigerantes nesse período, pois eles causam energia e são ricos em calorias vazias que são prejudiciais a nossa saúde. Além de favorecer para o ganho de peso.

Banana

A banana possui duas substâncias que contribuem muito com o sono, a melatonina e o triptofano. O alimento é uma rica fonte de magnésio que causa alívio nas tensões físicas. Coma uma banana na sobremesa do jantar e o cérebro receberá a mensagem que já está quase na hora de dormir.

Mel

O mel é muito recomendado para adoçar as bebidas. Sendo assim, tomar um copo de leite quente adoçado com uma colher de mel, é um ótimo método para ter uma excelente noite de sono.

O mel também contribui para a redução dos hormônios orexina, que tem como função ativar o estado de vigília do nosso corpo, melhorando o nosso sono.

Camomila

O chá de camomila é um grande aliado para proporcionar ótimas noites de sono.

1 colher de sopa de flores de camomila e 1 xícara de água quente de 250 ml. Caso não tenha as folas naturais de camomila, pode utilizar os saches de chás que vendem no mercado.
O que posso jantar para evitar a insônia?

É fundamental sempre realizar jantares sempre leves, sem exageros ou alimentos pesados. Opte sempre por saladas, lanches leves e naturais ou uma massa bem leve na janta.

Seguindo dessa forma os resultados serão mais satisfatórios, pois terá noites de sono mais comuns, repondo suas energias, além de fortalecer o seu sistema imunológico,

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