Meu metabolismo mudou. O que posso fazer para reativá-lo?

Muitas pessoas desejam perder peso e tentam diversas dietas. Mas, é importante saber que para ter resultados satisfatórios é preciso que o metabolismo esteja em bom funcionamento.
Veja como reativar sue metabolismo!

Muitas pessoas seguem diversas dietas muitas vezes extremas para conseguir queimar gorduras e perder peso e mesmo assim não consgeuem resultados satisfatórios e a luta contra a balança continua.

Mas o que é preciso entender que de nada irá adiantar seguir diversas dietas se o metabolismo estiver lento, em mal funcionamento, pois tudo parte dele. Ele é o grande responsável pro ganharmos ou perdermos peso. Claro que nossa alimentação e rotina influencia muito, mas ele precisa estar em bom funcionamento sempre.

A questão é que ele pode alterar repentinamente por diversos motivos. É justamente sobre isso que falaremos hoje. Continue conosco.

O que é o metabolismo?

Sempre ouvimos falar sobre ele e muitas pessoas não sabem ao certo do que se trata e como ele funciona, mas vmaos te explicar logo abaixo.

O metabolismo é um grande influenciador na perda de peso, podendo ser mais rápido ou lento.

Explicando melhor. O metabolismo é a junção de diversas reações químicas por onde liberamos energia garantindo o bom funcionamento das células de todo nosso organismo.

Tudo isso ocorre devido o anabolismo e catabolismo que são os principais processos para que tudo isso abaixo ocorre:

  • Potencia da circulação sanguínea;
  • Regulagem da temperatura corporal;
  • Ajudar a digerir os alimentos de forma adequada absorvendo seus nutrientes;
  • Eliminar os resíduos presentes em nosso corpo através da urina e fezes;
  • Respirar e obter oxigênio para nossas células.

Trata-se de um mecanismo complexo e rápido, essencial para os processos básicos que nosso corpo necessita.

A metabolização é a complexa rede de reações químicas mudando com o tempo e que pode ocorrer por diversas causas.

Por que nosso metabolismo muda?

Alterações hormonais

Com o passar dos anos nosso organismo muda e apesar de fatores genéticos influenciarem conforme vamos envelhecendo, definindo se teremos metabolismo mais lento ou acelerado, no geral nosso corpo se torna mais resistente à perda de peso.

Por que isso ocorre?

Entre as mulheres é ainda mais intenso, pois com a chegada da menopausa a produção de estrogênio e progesterona é menor e isso causa mudanças.

A taxa metabólica é menos asism como o metabolismo basal. Ou seja, necessitamos de menos energia ao longo dos dias e o excesso que o corpo não precisa é armazenada ao invés de jogada fora.

Além disso, nossa massa muscular é reduzida também o que influencia na queda do ritmo metabólico.

Exercícios físicos

É muito comum ter uma rotina ainda agitada, se snetir casnada ao chegar em casa e mesmo assim essa quantidade de atividades não refletem em nosso organismo.

No entanto, precisamos saber que nosso corpo exige um ritmo para a perda de peso e ficar em pé ou caminhar lentamente não é considerado um tipo de exercício, tão pouco trará benefícios à nossa saúde ou funcionamento do nosso corpo.

É preciso que nosso coração fique ativado para que os batimentos cardíacos cheguem ao nível adequado, sem estar acelerado, mas sim constante.

A melhor maneira para isso é recorrr aos exercícios aeróbicos que favorecem a saúde do nosso coração, ativando nosso metabolismo.

Ingestão de determinados alimentos

Há alguns alimentos que se ingeridos regularmente nosso metabolismo pode ser acelerado.

No entanto, há outros tipos de alimentos que se consumidos com frequência, torna o metabolismo lento e desregulado, favorecendo para o ganho de peso, são eles:

  • Açúcar;
  • Gorduras saturadas;
  • Carnes vermelhas;
  • Alimentos processados;
  • Farinha refinada.

Esse alimentos desaceleram o metabolismo prejudicando todos os processos básicos do nosso organismo.

Como podemos ativar o metabolismo?

Se você notar que seu corpo está mudando, que antes perdia peso com mais facilidade e agora está diferente não desanime pois assim será pior. Se mantenha animado e esqueça esse ponto negativo, procure uma motivação de passe a fazer exercpicios regularmente.

Determine um objetivo e entenda o seu corpo, sabendo que agora será necessário mais esforço para garantir bons resultados.

É fundamental ter apoio e informações para lidar da melhor forma possível com esse processo do corpo.

Hábitos diários

  • Tome café da manhã todos os dias;
  • Tome um copo de água ainda em jejum assim que acordar;
  • Consuma alimentos ricos em ômega 3.

Alimentos que devem ser incluídos na dieta

  • Alcachofras;
  • Carnes magras;
  • Pera;
  • Maçã;
  • kiwi;
  • Laranja;
  • Toranja;
  • Mamão papai;
  • Chá verde;
  • Infusões de sálvia e gengibre;
  • Peixes;
  • Nozes;
  • Abacate;
  • Salada de lentilha e brotos;
  • Pimentas dos mais diferentes tipos;
  • Rabanete;
  • Arroz integral;
  • Iogurte natural.

Faça diariamente os exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são fundamentais diariamente, pois ativam o metabolismo, mantendo-o em ritmos mais acelerado, favorecendo a queima de peso e gordura.

Você não precisa frequentar academias caso não goste, mas nadar, andar de bicicleta, dançar e caminhar pelas manhãs e no final da tarde é uma excelente maneira de contirbuir com o funcionamento do seu metabolismo.

Faça o exercício de sua preferência, mas faça algum que aumente o ritmo cardíaco. Você irá se sentir mais disposta e feliz ao longo da semana, principalmente por ter conseguido ótimos resultados.

 

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