Dicas para evitar a retenção de líquidos

Muitas vezes podemos notar nossas pernas inchadas principalmente depois de um dia longo e intenso de trabalho. Mas há outros motivos para isso acontecer, como o excesso de peso, abuso do consumo de sal, gravidez, problemas renais, má alimentação e outros.

Se você sofre constantemente com isso, saiba que há solução para a retenção de líquido que pode causar esse problema. Hoje vamos te contar tudo sobre a retenção de líquido e como acabar de vez com esse problema. Confira!

Porque sofremos de retenção de líquidos?

A vários motivos que resultam na retenção de líquidos, como:

• Cardiopatias;
• Excesso de peso;
• Consumo excessivo de sal;
• Estresse;
• Menopausa;
• Diabete;
• Hipertensão;
• Problemas circulatórios;
• Disfunção hormonal;
• Falta do consumo de água;
• Maus hábitos (excesso de bebidas alcoólicas, drogas e tabaco);
• Má alimentação.

Quando nosso organismo percebe o baixo nível de líquidos em nosso organismo, ele ativa como defesa o mecanismo de retenção de água existente. Nosso corpo necessita de líquido para manter o funcionamento perfeito executando todas suas funções vitais como devem ser executados. Por isso, o consumo de água diário e freqüente ao longo do dia é extremamente necessário.

É preciso ingerir no mínimo 2 litros de água por dia e mesmo assim não é exagero e sim o mínimo necessário para evitar diversos problemas, mantendo seu corpo em funcionamento eficiente.

A retenção de líquido é um sinal que nosso corpo nos mostra para avisar que algo não está em perfeito funcionamento e que está faltando ou ocorrendo algo. Sendo assim, não perca tempo e procure um médico, algo mais grave pode estar acontecendo.

As melhores dicas para evitar a retenção de líquidos

Antes de tudo, é importante saber as principais razões que estão causando a retenção de líquidos e em quais locais do corpo. Normalmente notamos o inchaço em mãos, pés, pernas e tornozelos que costuma ser o lugar fácil de notar.

Por não ser uma questão apenas de estética, mas, sobretudo de saúde é fundamental levar uma vida saudável, eliminando certos hábitos e seguindo os conselhos a seguir.

Alimentos que contém água devem ser consumidos com freqüência

Procure incluir em sua alimentação bastante verduras e frutas que possuem bastante água como, a alface americana, o pêssego, maçã, laranja, pera, etc. Além de ricos em vitaminas possuem propriedades antioxidantes que são excelente para ajudar a combater a retenção de líquido.

Pratique exercícios

As atividades físicas trazem diversos benefícios à saúde e favorecem o fluxo sanguíneo, inclusive nas regiões inferiores. Andar de bicicleta, caminhar, dançar, aeróbicos, natação são ótimos exercícios para contribuir com o bom funcionamento do fluxo sanguíneo, eliminando problemas circulatórios.

Não use roupas apertadas

As roupas apertadas ajudam a prender a circulação do corpo, principalmente as meias. Opte por meias de descanso, mais largas que não prendam sua circulação e as demais peças também.

Beba 2 litros de água por dia

Não é preciso tomar 2 litros de água de uma vez. Você pode tomar 8 copos de água ao longo do dia que é a mesma coisa.

Descanse 7 a 8 horas por dia

Descansar é fundamental para o corpo humano. Ao longo do dia raramente sobra tempo, porém devemos ficar atentos e tirar alguns intervalos para cuidar ao menos de nossa postura, evitando ficar muito tempo na mesma posição. Quando der, eleve os pés para contribuir com a circulação já que passamos tanto tempo sentamos.

Reduza o sal

Procure usar sal com menos iodo, como o sal rosa do Himalaia e o sal marinho.

Plantas para evitar a retenção de líquidos

As ervas são ótimas aliadas para nossa saúde e muitas delas são diuréticas, o que as tornam excelente para ajudar na retenção de líquidos. Veja abaixo quais são elas.

Rabo de cavalo

Ela elimina os líquidos através da urina, favorecendo para a redução do inchaço, contribuindo para eliminação de toxinas e gorduras. Além de ajudar a acabar com a retenção de líquidos, é uma forte contribuinte para acabar com a celulite e um excelente laxante. Beba 2 copos por dia.

Dente de Leão

É o mais poderoso para tratar a retenção de líquidos, pois elimina toxinas e os líquidos a mais que está em nosso organismo e contribui para a digestão. Beba 1 copo antes do almoço e do jantar.

Chá Verde

Provavelmente o mais famoso entre eles, sendo muito benéfico para a saúde por completa. É um ótimo queimador de gorduras e diurético, acelerando o organismo para eliminar as toxinas presentes.

Leave a Reply