Descubra 7 alimentos para limpar e fortalecer as artérias

As doenças cardíacas são as que mais matam no mundo inteiro e nossa alimentação pode influenciar bastante na causa dessas doenças. Confira os alimentos que ajudam a limpar as artérias e prevenir esse problema!

 

Entre os grandes problemas preocupantes das doenças cardíacas, temos a aterosclerose, que se trata da formação de placas de gordura e tecido fibroso nas artérias, comprometendo a circulação sanguínea, levando os tecidos à morte.

O sistema sanguíneo é semelhante a um sistema de tubos interconectados. Quando o indivíduo sofre com o entupimento, das artérias devido a formação de gorduras, o sangue não consegue chegar aos órgãos e tecidos do corpo, sendo fatal para o funcionamento dos órgãos vitais, como o cérebro e o coração.

O grande problema é que grande parte das pessoas sofrem com essa doença inflamatória crônica e a má alimentação pode resultar e agravar essa situação.

Por isso manter uma alimentação saudável é tão importante e alguns alimentos ajudam a combater essa inflamação, agindo como estimulantes para prevenir e reduzir os sintomas da doença.

Apesar dos maus hábitos serem grandes responsáveis pelo problema, as predisposições genéticas, como o colesterol pode ser de grande influência.

Temos que ter atenção ao longo de toda nossa vida, mas as mulheres ao atingirem os 55 anos são mais vulneráveis a desencadear a aterosclerose.

Isso ocorre, devido aos estrogênios que atuam com o intuito de proteger as artérias e com a redução da produção dos hormônios na menopausa, as mulheres passam a correr um risco mais de desenvolver as placas nas artérias.

7 alimentos para limpar e fortalecer as artérias

Para proteger as doenças cardíacas é fundamental mudar alguns hábitos não saudáveis e alimentares. Diminuir o consumo de carne, não fumar, dar preferência por carnes magras, não consumir gordura, são alguns dos exemplos a ser seguidos.

É necessário ficar atento e pensar o que determinados alimentos se tornam em nosso organismo, por exemplo, doces e carboidratos se transformam em gorduras e seu consumo excessivo é altamente prejudicial para nossa saúde.

Veja abaixo alguns dos alimentos que além de saudáveis, são benéficos para limpar e fortalecer as astérias.

1. Suco de romã

Por conter propriedades antioxidantes, o suco de romã ajuda a limpar e fortalecer as artérias, reduzindo a quantidade de proteínas quimiotáticas que aumentam as chances de inflamação nas artérias. Além de evitar o acúmulo de gordura nos músculos cardíacos.

2. Abacate

Apesar de ser bastante calórico e gorduroso, essa fruta se torna rica em gordura saudável para o nosso organismo, mas deve ser consumido com moderação.

Recomenda-se o consumo de meio abacate puro ou combinado com aveia e mel, leite vegetal em vitaminas ou junto a outras frutas. Não adicione açúcar, pois ele já é uma fruta muito doce.

O abacate também é rico em vitamina B e fibras que contribuem com a saúde do coração.

Outra vantagem, é o poder de evitar a oxidação do corpo, evitando que as placas de gordura se alojem nas artérias.

3. Alho

Poderoso antimicrobiano, o alho também fortalece o sistema imunológico.

Consumir chá de alho, combinado com o limão e o mel cura gripes e resfriados com muita eficiência.

O consumo de um alho cru por dia trás muitos benefícios ao coração. Veja:

  • Ajuda a combater o colesterol ruim (LDL) e eleva o bom (HDL);
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Rico em antioxidantes;
  • Regula a pressão do sangue.

Consuma o alho amassado em 200 ml de água ou apenas mastigue-o. Para não ficar com o hálito de alho basta mascar algumas folhas de hortelã.

4. Maçã

A maçã é uma grande aliada para cuidar do nosso coração e e ajuda a limpar e fortalecer as artérias, mas para isso é preciso consumi-la com casca. É nela que está a maior parte de pectina e das fibras que contribuem para a redução do colesterol.

As maçãs, independente do tipo são fontes ricas em flavonoides, essenciais para reduzir as inflamações e proteger do enrijecimento das artérias, que é tão grave.

Outra vantagem das maçãs é sua variedade, podendo ser consumida de diversas formas.

5. Castanha e nozes

As castanhas e nozes são ricas em ômega 3 e ajudam a reduzir o colesterol. Recomenda-se consumir cinco nozes, castanhas, avelãs,amêndoas ou pistaches todos os dias.

Juntas com creme de aveia, iogurtes e bolos integrais são ainda mais deliciosas.

6. Azeite de oliva

O azeite de oliva é ótimo para contribuir com a prevenção e melhora de diversas doenças do coração, principalmente quando ele é “prensado a frio”, mas o que isso quer dizer?

Quando o azeite é extraído preserva as mesmas características que tinha ao natural, antes de passar por qualquer processo, ou seja quando ainda era uma azeitona.

Sua polpa é prensada e a temperatura ao longo do processo chega a 40 graus, favorecendo a estabilidade molecular dos ácidos graxos.

Sendo assim, o azeite de oliva prensado a frio é um tipo de gordura saudável benéfico a nossa saúde, ajudando a limpar e fortalecer as artérias. Não consuma em excesso, pois é calórico.

7. Sementes de gergelim

Capaz de reduzir os doloridos sintomas da artrite, as sementes de gergelim também protegem as artérias do enrijecimento. Consuma-as em pães integrais, saladas e sopas.

Esses alimentos ajudam a proteger seu coração, pois ajudam a limapr e fortalecer as artérias, evitando acúmulos de gorduras e demais danos. Aproveite!

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