Conselhos para reduzir o incômodo das varizes no verão

As varizes são muito incômodas e se tornam bastante indesejadas no verão.
Veja como reduzi-las!

As varizes ou insuficiência venosa crônica causam ainda mais desconforto com as altas temperaturas, aumentando a pressão fadiga e dor.

Apesar de ser algo muito indesejado há ótimos conselhos para ajudar a diminuir os sintomas inconvenientes do verão, garantindo melhor qualidade de vida, permitindo desfrutar do verão sem sofrer com as varizes.

Varizes no verão, uma castigo diário

Segundo pesquisas divulgadas pelo Hospital Ramon y Cajal de Madrid na Espanha, as origens das varizes podeem ter origem genéticas, mas também outros fatores como obesidade e sedentarismo, que favorecem o aparecimento das varizes.

Com a chegada do verão, as altas temperaturas se tornam terríveis para quem sofre com insuficência venosa causando diversas mudanças que é necessário ter em mente e se precaver:

  • Aumento da retenção de líquidos;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Mais inchaços e dores nos pés e tornozelos;
  • Veias dilatadas;
  • Mais chances do surgimento de trombos.

Apesar de não existir milagres para acabar com as varizes, há formas bastante simples de diminuir o incômodo e ter mais bem estar, principalmente com a prática frquente de exercícios. No entanto, mesmo assim o problema não se resolve e por isso é preciso consultar um médico e como na maioria das vezes se submeter a intervenção cirúrgica para acabar com o problema.

Apesar de ser bastante inconveniente esteticamente, elas são algo mais grave que isso, pois se trata do mau funcionamento das válvulas das veias das pernas, que fazem com que elas dilatem e o fluxo do sangue fique mais lento.

É muito importante ficar atento aos sinais que as varizes indicam e consultar um médico para não deixar o caso se agravar e tornar mais difícil de solucionar.

Como cuidar das varizes no verão

Há algumas dicas muito utéis para te ajudar a tratar das varizes no verão garantindo mais bem estar e menos incômodos. Confira as dicas a seguir.

1. Evite exposição direta ao calor

O verão é uma época muito agradável e deitar na beira da piscina ou do sol e bronzear o corpo é algo muito comum nessa época do ano.

No entanto, as altas temperaturas contribuem com a dilatação das varizes agravando o problema. Por isso, tenha em mente as seguintes recomendações:

Tome sol apenas em horas mais amenas, entre as 10 da manhãe ao fim da tarde.

Como as altas temperaturas são prejudiciais para quem tem varizes, a depilaçãocom será quente não é recomendada.

2. Movimente as pernas no verão

Pratique exercícios na água. A natação e a hidroginastica são formas muito eficazes de favorecer o retrono venoso e proporcionar alívio nos sintomas das varizes. São ideiais para preveni-las também.

Caminhe na praia em horas em que o sol não esteja intenso. Caminhar na areai contribui com a circulação.

As viagens longas ou se manter muito tempo na mesma posição contribui com o aumento da insuficiência venosa. movimente-se semrpe que possível.

Use meias de compressão e realize massagens na região das panturrilhas, joelhos e tornozelos. Óleos essenciais são ótimos para fazer massagens e usufruir dos bene´ficios das ervas.

Andar descalço na beira do mar favorece a contração venosa.

3. Calçados e roupas confortáveis

Usar calças e meias apertadas anifica a circulação sanguinea aumentando as chances de surgir varizes. opte por roupas leves e mais largas como vestidos, pois além de confortáveis protegem a pele do sol.

Fique atento aos sapatos, pois quando apertados impedem o retorno venoso necessário.

Procure usar meias terapêuticas, pois não prendem a circulação e proporcionam alívios.

4. Evite a constipação

A prisão de ventre costuma ser ainda mais frequente no verão, principalmente por viajarmos e devido a alteração em nossos hábitos nosso organismo fica desregulado.

A prisão de ventre causa acúmulo dos líquidos e toxinas, afetando as varizes.

Beba muito líquido todos os dias, principalmente em dias quentes. o consum de fibras ajuda a evitar isso.

Siga esse exemplos para garantir mais conforto nos dias quentes, evitando o incômodo das varizes.

Leave a Reply