Conselhos para eliminar a distensão abdominal

Muitas pessoas sofrem com a distensão abdominal que pode ser causada por diversos motivos.
Veja os melhores conselhos para eliminar esse problema.

 

É muito comum ter a sensação de ‘barriga pesada” após ingerir determinados alimentos. Essa sensação é um sintoma que recebe o nome de distensão abdominal.

Pode ser causado por diversas doenças ou até mesmo ser resultado da má alimentação. Seu incômodo intenso pode interferir na rotina do indivíduo, prejudicando a qualidade de vida.

É importante ficarmos atentos às causas que resultam nessa sensação. Veja abaixo as melhores maneiras de prevenir e melhorar esse problema.

Alergia alimentar

Quando ingerimos os alimentos é importante ficarmos atentos aos sinais que nosso corpo pode nos oferecer.

Após ingerirmos alguns alimentos podemos sentir nosso abdômen inchado e pesado, podendo ser algum tipo de alergia alimentar.

Assim que notar esse tipo de sintoma consulte um médico especializado e confirme se você é mesmo alérgico a esse alimento.

Comer devagar

Quando comemos muito rápido, não mastigamos o suficiente e com isso pedaços maiores de alimentos são levados para o organismo, dificultando a digestão, contribuindo para a formação de gases.

É preciso comer devagar e mastigar várias vezes para ajudar o processo de digestão, evitando a formação de fases e problemas digestivos.

Aumentar o consumo de fibra

As fibras são muito importante para o sistema digestivo e sua ausência pode causar gases. Sendo assim, é importante consumir alimentos que possuam fibras.

Outra maneira de adquirir a quantidade de fibras necessária para o organismo é através de suplementos, mas a melhor maneira de obtê-las é consumindo alimentos naturais ricos em fibras, como verduras e frutas.

Evite refrigerantes e açúcar em excesso

Provavelmente é a principal causa da distensão abdominal. O consumo excessivo de açúcar e refrigerantes causa inchaço, flatulências, ganho de calorias e muito mais.

A melhor forma de evitar e melhorar a distensão abdominal é substituindo o refrigerante por água ou sucos naturais.

Reduzir o consumo de sal

O excesso de sódio é um dos principais responsáveis pela distensão abdominal.

Os alimentos enlatados, industrializados e embutidos possuem grande teor de sódio.

Reduza a quantidade de sal nas comidas e substitua o sal convencional pelo sal rosa do Himalaia.

Faça caminhadas

 

Realizar caminhas diariamente, mesmo que sejam com curta duração, contribui muito com a digestão, principalmente se realizá-las após as refeições.

Esses são conselhos simples, mas que podem fazer muita diferença quando o assunto é prevenir ou acabar com a distensão abdominal que traz tanto desconforto. Coloque-os em prática!

Leave a Reply