Conselhos para assimilar o cálcio que ingerimos e não perdê-lo

 

O cálcio é um nutriente encontrado em nossos ossos e dentes, porém é essencial para o funcionamento de diversas funções do nosso corpo!

 

O cálcio tem um papel muito mais importante do que imaginamos, pois ele atua em diversas funções vitais do nosso corpo, como os batimentos cardíacos, transmissões do sistema nervoso, contrações do músculo e coagulação do sangue.

Por todos esses motivos o cálcio é fundamental para o nosso corpo e devemos ter um abastecimento constante e adequado de cálcio. Podemos obter o cálcio através da alimentação e de suplementos. Hoje falaremos mais sobre o assunto!

O cálcio no corpo feminino

As mulheres são as mais afetadas pela perda de cálcio, principalmente porque o cálcio é um mineral que participa da produção de diversos hormônios e com o avanço da idade tende a ficar mais lento e escaso, podendo resultar em diversas doenças como a osteoporose.

Por ano as mulheres perdem entre 30 e 45 anos perdem cerca de  1% a 3% de massa óssea. Após a menopausa esse perda óssea eleva para 5% a 7%, por isso é fundamental que as mulheres façam acompanhamento freqüente dos seus níveis de cálcio para prevenir problemas de saúde.

Alimentos ricos em cálcio

Para que o cálcio seja absorvido pelo sistema circulatório é importante que as taxas de vitamina D estejam reguladas. Veja os alimentos que possuem mais quantidade de cálcio e que devem estar inclusos em sua dieta:

  • Tofu;
  • Crustáceos;
  • Couve;
  • Lentilhas;
  • Peixes, inclusive a sardinha;
  • Ervilhas;
  • Vegetais verde-escuros como o agrião, brócolis, folhas de mostarda,repolho e espinafre.
  • Sementes e nozes

Conselhos para não perder cálcio

Apesar da perda de cálcio estar relacionada ao envelhecimento, podemos ajudar nosso corpo a se manter saudável e com equilíbrio desse mineral. Confira alguns simples exemplos para evitar a perda de cálcio no organismo.

  1. Evitar as gorduras

O consumo de gordura dificulta a absorção do cálcio no organismo. Os alimentos gordurosos são consumidos junto a outros que compõem muito açúcar simples e carboidratos e que não proporcionam nada de cálcio para o organismo.

2. Consuma proteínas com moderação

As proteínas são fundamentais para a nossa saúde e para ajudar na fixação do cálcio em nosso organismo, evitando que seja eliminado pela urina.

No entanto, não devemos abusar do consumo, pois dietas com excesso de proteínas prejudicam a absorção do cálcio. É essencial manter o equilíbrio e recorrer às proteínas mais magras como as vegetais e os peixes. A soja e o feijão são excelentes fontes de proteínas vegetais.

3. Consuma frutas e vegetais crus

O repolho, o agrião e couve e outros vegetais são fontes muito ricas em cálcio, porém se forem consumidos cozidos, podem perder seu valor nutricional. Por isso, recomenda-se consumi-los crus, em sucos verdes, saladas e combinados de frutas, com pera, abacaxi e limão.

Caso resolve cozinhá-los, procure fazer no vapor para que não perca seus nutrientes no cozimento.

4. Evite alimentos acidificantes

O café, refrigerantes, açúcar branco e  alimentos picantes ou muito doces, podem acidificar o organismo. Isso ocorre também com o consumo exagerado de leite e seus derivados e farinhas brancas. Procure manter uma dieta alcalina para garantir melhor absorção do cálcio.

Segredos para fixar o cálcio no organismo

Além do consumo freqüente de alimentos ricos em cálcio, é fundamental seguir as dicas abaixo para que o cálcio seja bem fixado no organismo.  Confira abaixo!

Tomar sol para metabolizar a vitamina D

O sol das 7 horas às 10 da manhã é excelente para que o corpo absorva a vitamina D que é essencial para ajudar na absorção do cálcio.

Mantenha o equilíbrio de cálcio e fósforo

Se ocorrer maior absorção de fósforo, haverá diminuição na absorção do cálcio. O fósforo também é um mineral essencial para o nosso corpo, pois também contribui para a saúde dos osso, mantendo-os mais resistentes.

Para que não haja conflito dos dois minerais, equilíbrio consumo dos alimentos ricos em fósforo e cálcio, sem nunca exagerar nas doses de nenhum deles.

Os alimentos ricos em fósforo são, a salsa, uvas passas, gemas, cogumelos e alcachofra.

Cálcio e gravidez

Ao longo da gravidez é fundamental manter atenção às taxas de cálcio, principalmente as que sofrem de pressão alta. O cálcio é essencial para a saúde do bebê e da formação dos osso e dente sno futuro, além de contribuir com demais funções do corpo e metabolismo.

Aumente o consumo de vitamina A e C

As vitaminas A e C são muito benéficas a saúde e são fortes aliadas do cálcio. Consuma os seguintes alimentos que são ricos nessas substâncias:

  • Limão;
  • Manga;
  • Laranja;
  • Melão;
  • Kiwi;
  • Pimentão;
  • Abóbora;
  • Cenoura.

Agora que você sabe bons métodos para adquirir e manter o cálcio no organismo, não deixe de praticar e mantenha uma saúde perfeita!

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