Como tratar as câimbras musculares rapidamente

Apesar de um incômodo doloroso e repentino as câimbras são simples de serem resolvidas, mas muitas vezes pode indicar algum problema de saúde. Confira como tratar as câimbras musculares

 

As câimbras são contrações involuntárias dos músculos e na maioria das vezes basta um pouco de paciência e relaxamento para passar.

Um erro muito comum quando temos câimbras é alongar o músculo, porém esse movimento deixará a dor ainda mais intensa, fazendo com que demore mais para passar.

Quando tiver câimbra procure deixar o membro afetado relaxado o máximo que puder, pois qualquer movimento fará com que os músculos se contraiam ainda mais. quando a dor acabar alongue e se mova. Se exercitar diariamente é importante para prevenir as dores dolorosas das câimbras.

Possíveis causas das câimbras crônicas

Se você tem câimbras frequentes, fique atento,pois pode ser um sinal de:

  • Carência de vitamina E;
  • Doenças como fibromialgia, arteriosclerose e artrite;
  • Estresse.
  • Sedentarismo;
  • Desidratação, devido o suor excessivo, diarreias e etc;
  • Falta de minerais, como magnésio, ferro, cálcio e potássio;
  • Medicamentos diuréticos.

No entanto, se suas câimbras não são frequentes pode ser sinal de:

  • Excesso de frio;
  • Movimentos bruscos feitos de forma errada;
  • Falta de alongamentos musculares;
  • Exercícios feitos de forma errada.

Veja a seguir como lidar com as câimbras quando elas aparecerem e boas forma para preveni-las.

Imobilização e alongamentos

Uma das melhores formas de prevenir as câimbras é mantendo os músculos alongados. Por isso, realizar alongamentos diários, por 3 vezes ao dia é ótimo,principalmente por passarmos muito tempo do nosso dia sentados.

Quando sentir dor, não estique o músculo, relaxe-o e assim que passar o faça movimentos leves e alongue suavemente para não causar mais dor.

Massagem com óleos vegetais

Utilize óleos vegetais como azeite de oliva, óleo de girassol, fe gergelim, coco ou amêndoas para fazer massagem diariamente nos músculos afetados com frequência. Coloque uma leve pressão sobre eles e faça movimentos sempre contrários à dor.

A massagem com óleos vegetais ajuda a estimular o sistema circulatório, principalmente na área afetada. O calor do óleo junto aos movimentos é muito benéfico para relaxar os músculos acabando com as câimbras.

Além de fazer as massagens regularmente para prevenir as câimbras, você pode realizar quando tiver câimbras.

Compressas quentes

As compressas quentes são ótimas aliadas para acabar com as câimbras. Aqueça as regiões afetadas com bolsas de água, toalhas ou gazes aquecidas. Faça as massagens e utilize as compressas.

Álcool de alecrim

O álcool de alecrim é um forte estimulante da corrente sanguínea e pode ser usado para outros fins, como combater a celulite e promover o emagrecimento. É possível preparar esse álcool em casa. Confira o procedimento a abaixo,

Lave os raminhos de alecrim frescos com as flores e coloque álcool 70 graus que pode ser encontrado em farmácias. Coloque tudo em um recipiente de vidro e deixe em repouso, maturando por 15 a 40 dias em um local seco e escuro. agite o frasco todos os dias.

Passado esse período filtre o álcool de alecrim e mantenha-o em um frasco de vidro escuro bem fechado.

Como prevenir as câimbras

Se suas câimbras são frequentes ao longo da semana é necessário consultar um médico, pois pode ser sinal de um problema circulatório, avitaminose ou alguma inflamação mais séria.

Caso suas câimbras não apareçam com tanta frequência siga as dicas abaixo para evitar esse desconforto tão doloroso.

  • Mantenha uma dieta rica em potássio e magnésio. Esse minerais são essenciais para manter uma boa circulação. Podem ser encontrados em alimentos como a banana, tomate e cacau.
  • Inclua saladas, frutos e brotos em sua dieta diária, pois possuem boas quantidades de vitaminas e minerais muito importantes para o nosso corpo.
  • Pratique exercícios regularmente para manter os músculos sempre alongados, e em bom funcionamento.
  • Tome duchas frias nas regiões que costumam ser mais afetadas pelas câimbras,c omo os glúteos, pernas e panturrilhas que são mais propensos às câimbras.
  • Realize alongamentos todos os dias, sempre que sair da cama, ao longo do dia que estiver muito tempo na mesma posição e sempre que terminar algum exercício físico.

Seguindo essas dicas você irá notar bons resultados e uma vida livre dos incômodos e dores intensas e frequentes das câimbras. Prevenir as câimbras e cuidar da saúde circulatória é muito importante, pois as câimbras podem ser muito perigosas em algumas situações, como em piscinas fundas ou dirigindo.

Não arrisque, siga as dicas e garanta uma vida mais saudável e segura!

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