Como saber se um ovo está fresco e seguro para o consumo?

Os ovos são um ingrediente muito consumido e para conservá-lo por mais tempo o ideal é deixá-los nas cartelas.

O ovo é um alimento muito consumido ao redor do mundo inteiro e também trás muitas dúvidas. O medo em aumentar o colesterol é um dos principais fatores que fazem com que muitas pessoas não consumam os ovos.

No entanto, segundo pesquisas realizadas nos últimos tempos, o ovo é benéfico para a saúde e contém proteínas, minerais e vitaminas muito importante para o nosso corpo.

Uma questão muito preocupante é saber se os ovos estão realmente frescos para consumir, pois se estão vencidos não têm o mesmo sabor e podem causar reações prejudiciais ao organismo.

Com o passar do tempo a qualidade do ovo muda assim como de qualquer outro alimento, principalmente se não estiver dentro das condições adequadas de armazenamento. Sendo assim, é muito importante identificar se estão frescos, para garantir um consumo saudável.

Dicas para saber se um ovo está fresco e seguro

A casca do ovo é a camada protetora do ovo, com o objetivo de proteger de contaminações por bactérias que são muito frequentes se tiverem o tratamento ideal.

É importante lavar a casca dos ovos, pois é através dela que pode ocorrer a contaminação. Muitas vezes elas estão sujas, o que faz com que a quantidade de bactérias seja ainda maior correndo o risco delas penetrarem e proliferarem na gema;

Para que consuma o ovo de forma segura e sem preocupações é importante que o ovo esteja sendo armazenado em boas condições. Esteja ciente das seguintes recomendações:

  • Verifique se a casca está limpa e intacta, sem rachaduras e manchas.
  • Quando agitá-lo é preciso que tenha som líquido em seu interior.
  • Outra boa dica é colocá-lo em um copo de água e se afundar é sinal que está fresco. Já se flutuar é bom não consumi-lo, pois está em más condições.
  • Se quando quebrar o ovo a clara dispersar é porque ele não está fresco.
  • Ao rompê-lo é preciso que a clara esteja transparente e com consistência gelatinosa para estra livre de possíveis bactérias.
  • Sinta se o cheiro não está desagradável.
  • Quando cozinhá-los corte na vertical e é importante que a gema esteja inteira e com consistência rígida para garantir que esteja fresco.

Como armazená-los corretamente?

Para garantir que os ovos estejam em bom estado é necessário manter algumas regras de armazenamento, como:

  • Mantenha-os em sua cartela em um local fresco e seco.
  • As sobras de pratos que contém ovos devem ser refrigeradas em recipientes herméticos por 4 dias.
  • Se levar ovos em marmitas para a escola ou trabalho, armazene-os em pequenas bolsas de gel refrigeradas ou em caixa de suco congelado.
  • Os ovos cozidos para almoços campestres devem ser armazenados na geladeira ou isolantes térmicos com uma boa quantidade de gelo.

Ovos e salmonela

O maior medo em consumir os ovos, principalmente se estiverem fora da validade ou em mau estado é devido a salmonela, que é um patógeno infiltrado através das aves infectadas ou da casca do ovo.

Essa bacteria tem muita facilidade em penetrar e proliferar no interior do ovo e se a casca estiver vulnerável as chances de infecção são ainda maiores.

A prevenção de salmonelose é uma obrigação do consumidor pois é possível ficar atento e prevenir essa questão desde o momento da compra. não compre ovos danificados, quebrados, disformes ou pequenos.

Lembre-se também de ter atenção a outros fatores essenciais como:

  • O peso do ovo;
  • Data de validade;
  • Classe de qualidade;

Antes de consumí-los nos pratos é necessário lavar bem as mãos e os ovos, certificando que está tudo limpo.

Evite o consumo dos ovos cru ou meio cozidos, pois dessa forma podem ter maior risco de intoxicação.

Leave a Reply