Como evitar e tratar o herpes labial naturalmente

 

A herpes é um vírus que assusta muitas pessoas, mas saiba que é comum na população do mundo inteiro, principalmente as crianças.

A herpes pode ocorrer através da escova de dente, batons, beijo, toalhas, talheres, pratos e etc.

Após a transmissão e o vírus estar alojado no corpo, será eterno e não há como eliminá-lo do organismo. A aparição será menos intensa e com menos tempo de duração se a imunidade estiver forte.

Fatores responsáveis pela crise de herpes labial

 

Há diversos motivos pela qual o vírus da herpes labial aparece nos lábios saindo da latência:

  • Lábios ressecados;
  • Exposição intensa ao sol;
  • Má alimentação;
  • Estafa mental, como em época de provas, apresentações entrevistas de emprego;
  • Carência nutricional;
  • Estresse emocional
  • Mudanças hormonais da menstruação;
  • Insônia e falta de noites bem dormidas.

Remédios naturais para combater a crise de herpes

A infecção causada ao longo de uma crise de herpes labial não costuma ser grave e poucas vezes chega ao nível de precisar ir ao médico. Geralmente as pessoas conseguem se tratar em casa e melhoram entre cinco a dez dias.

Quando a infecção é causada pelo vírus zoster, difeerente do vírus comum da hermes, a situação passa a ser mais grave, causando bolhas pelo rosto, junto a dores intensas e persistentes. Em casos como esse, consulte um médico o quanto antes.

Gelo

Colocar gelo sobre a ferida da herpes labial é uma boa técnicas para diminuir a crise. Pressione delicadamente uma pedra de gelo sobre o a herpes e deixe cerca de 10 segundos. Repita o procedimento a cada duas horas.

O gelo ajuda a desinflamar o tecido, aliviando a dor. É importante recorrer a esse método antes que as bolhas de herpes se abram, pois quando começa a vazar o líquido as chances de contágio do vírus é maior.

Compressas quentes

Quando as bolhas de água se rompem é o segundo estágio da herpes labial. Nessa fase é muito útil usar compressas quentes feitas de gaze úmida com soro ou água filtrada em temperatura morna.

Evite o contato com outras pessoas e compartilhamento de objetos pessoais para evitar a contaminação ao próximo.

Sachês de chá

Os saquinhos de chá de camomila, chá preto e demais ervas calmantes podem ser reutilizados como compressas quentes, ajudando a aliviar as dores e o incômodo causado pela herpes.

Espere os saquinhos de chá amornarem e coloque sobre as bolhas da herpes labial. Repita o procedimento a cada duas horas.

Óleos essenciais

O tratamento feito com óleos essenciais para combater a herpes labial é muito eficaz, escolha os óleos essenciais de limão e hortelã.

Coloque alguma gotas do óleo essencial orgânico em um algodão e aplique sobre a ferida levemente. Assim você irá sentir as dores e incômodos da herpes mais leves.

Chá de ervas

Tomar chás feitos com ervas com propriedades anti-inflamatórias e calmantes ajudam a combater e reduzir os sintomas da herpes labial. Além de tomar, você pode aplicar o chá sobre a herpes labial com algodão ou cotonete.

As melhores ervas para combater a herpes labial são:

  • Equinácea;
  • Hortelã;
  • Sálvia;
  • Raiz de valeriana.

Essas ervas são ótimas para fazer chás, pois causam efeito antiviral e fortalecem o sistema imunológico, deixando-o mais resistente e protegido dos ataques dos bírus e bactérias.

Aloe Vera

A aloe vera também chamada de babosa é um poderoso anti-inflamatório e cicatrizante natural, encontrado em abundância em nosso país. Utilize o gel da planta para hidratar as bolhas da herpes labial, independente de abertas ou fechadas, o gel é altamente eficaz para tratar a região afetada.

Como manter o vírus da herpes labial longe

Além de todos os cuidados listados acima é essencial manter o sistema imunológico forte, para conseguir combater os vírus, evitando futuras crises.

Mantenha um plano alimentar balanceado e nutritivo, com alimentos ricos em vitamina C. Reduza o consumo de gorduras, aúcares e alimentos processados.

Tome muita água, suco, vitaminas e sopas, pois além de nutritivos e leves, ajudam a manter o corpo hidratado.

Hidrate os lábios ao longo do inverno e proteja com filtro solar em dias quentes de sol intenso.

Leave a Reply