Benefícios de comer uma pera por dia

Além de muito saborosa, a pera é uma fruta excelente para a nossa saúde.
Saiba por que comer uma pera por dia!

Assim como a maçã, a pêra é uma fruta que pode ser consumida diariamente e que
traz diversos benefícios à nossa saúde. Saiba mais!

Vantagens em consumir pera

Presente na maioria das casas a pera é uma fruta consumida o ano inteiro em todas épocas do ano. No entanto, seu mês de safra é em janeiro no Brasil. É nessa época que a pera nacional pode ser encontrada com preços mais acessíveis.

A melhor forma de adquirir mais quantidades de seus nutrientes e benefícios,  é consumido-as cruas e com casca de preferência.

Benefícios nutricionais da pera

A pera é uma fonte rica em vitamina C, vitamina K e ferro. Já a sua casca é rica em ácido fenólico e flavonoides.

As peras são ideal para quem busca manter o corpo hidratado, pois possuem grande quantidade de água.

Por conter fibras, ajuda a saciar a fome e a regulação intestinal. É uma forte aliada para combater a retenção de líquidos.

É uma fruta que não possui muitas gorduras e calorias. Seus açúcares são simples o que se tornam fáceis de serem absorvidos pelo nosso organismo.

Não há restrição ara o consumo de pêra, tanto idosos quanto bebês podem e devem consumi-las.

É recomendado consumir a pêra, principalmente quem sofre com:

  • Hipertensão;
  • Anemia;
  • Diabetes;
  • Doenças cardíacas;
  • Bócio;
  • Diarreia;
  • Doenças de estômago, como úlceras e gastrite;
  • Prisão de ventre;
  • Colesterol alto.

Quais os benefícios de consumir ao menos uma pera por dia?

Confira abaixo as diversas vantagens em consumir pera todos os dias.

Combate os radicais livre

Os radicais livres causam sérios danos as nossas células, acelerando o envelhecimento. Devido a pera possuir propriedades antioxidantes ela protege nosso corpo , prevenindo do envelhecimento precoce.

Reduz os riscos de câncer

A fibra existente nas peras ajudam a proteger as paredes do cólon do útero e assim ajuda a evitar problemas de saúde.

Os nutrientes que há nas peras  contribuem protegendo as células do esôfago e do estômago.

Previne a diabetes

A casca da pera possui compostos fenóis que previnem a diabetes tipo 2. As frutas como a pera favorece o controle de glicose no sangue. A pera é uma forte aliada para reduzir a dependência dos medicamentos da diabetes e também atua como complemento para os remédios da diabetes tipo 2.

Protege o estômago

Uma pera por dia corresponde a 20% da quantidade de pera que devemos consumir por dia. Suas fibras são excelentes para prevenir e combater a prisão de ventre.

A pera também ajuda a estimular a produção de suco gástrico no estômago, protegendo o estômago das infecções causadas pela bactéria H.pylori.  Essa é a bactéria que causa as úlceras e até mesmo o câncer de estômago.

Diminui a pressão arterial

A pera contém boas taxas de potássio e por ser um  excelente vasodilatador, a pera se torna muito benéfica para a saúde do coração.

Além de reduzir a pressão arterial, reduz a tensão nas veias e ajuda a evitar a formação de coágulos que podem causar danos ao sistema cardiovascular.

Também favorece o aumento do fluxo sanguíneo em todas as partes do corpo, contribuindo com a oxigenação nos órgãos reduzindo os riscos de doenças cardíacas e cardiovasculares.

Demais benefícios da pera

A pera ainda proporciona muito outros benefícios. Veja abaixo!

  • Contém ácido fólico;
  • Se utilizadas em máscaras caseiras, proporciona ótimos efeitos para os cabelos e pele;
  • Ajuda a emagrecer, pois é um alimento purificador;
  • Ajuda a evitar as câimbras, pois possui ótimas quantidades de potássio;
  • Contribui com a retenção de cálcio necessária no organismo para prevenir a osteoporose;
  • Contribui para prevenção de doenças;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Diminui os níveis de colesterol, pois possui pectina.

Dicas para escolher peras perfeitas

Escolha sempre as peras mais firmes, sem danos e com a pele macia. Aperte levemente a parte superior da pera ao lado do talo, se estiver firme, porém macia está no ponto ideal para consumo rápido.

É possível conservar a pera na geladeira por alguns dias, porém é preferível consumi-las o frescas.

 

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