8 objetos que não deveriam ser jogados fora. Você pode utilizá-los para outras coisas!

Há muitos objetos que podem ser reciclados e ser usados de diferentes outras formas!
Confira!

 

Estamos vivendo em uma época consumista, onde as pessoas tratam tudo como descartável, sem nem ao menos questionar se determinado objeto poderia ser reaproveitado de outra forma. Com isso o aumento de lixo é cada vez maior e você já se perguntou para onde vai todo esse lixo?

A grande parte do lixo é acumulada em terrenos específicos e causam a contaminação do solo, ar e água. A matéria prima dos produtos levam anos e anos para serem biodegradadas. Por exemplo, o algodão pode levar até 200 anos e é uma matéria um material muito usado nas peças de roupas.

Apesar dos números ainda serem assustadores, muitas pessoas vêm se preocupando com o problema e adotando o consumo consciente, indo contra ao surto consumista e encontrando maneiras de reaproveitar objetos que normalmente são jogados fora.

8 objetos que podem ser reaproveitados facilmente

Muitas pessoas estão buscando boas formas de reciclar. Atualmente na internet há diversos tutoriais explicando coo reciclar objetos e sites que vendem roupas e artigos usados em bom estado. Alguns objetos são úteis demais para serem jogados fora.

Veja a seguir alguns deles.

1. Garrafa de plástico

As garrafas plásticas podem ser reaproveitadas com muita facilidade.

  • Flores decorativas

É possível utilizar as garrafas plásticas e fazer arranjos. No Rio Grande do Sul as escolas arrecadam garrfas plásticas para fazer a decoração de sua festa de natal;

  • Vasos

Uma excelente opção para reciclar as garrafas plásticas é transformá-las em vasos para sua pequena plantação de temperos, verduras, ou flores.

Faça um furo pequeno no fundo para drenar a água e uma abertura maior na parte de cima da garrafa. Coloque uma camada de areia e outra de terra fértil e plantes o que preferir.

2. Calças jeans

As calças jeans são roupas indispensáveis no guarda roupa do ser humano, independente da idade e sexo. No entanto, com o o excesso de uso elas ficam velhas, desbotadas, gastas e enjoamos delas. Para não jogar fora há opções muito úteis para aquela calça que não usa mais.

  • Shorts

Corte as pernas e faça a bainha. Se quiser customize como quiser.

  • Bolsas

Com a parte superior da calça faça uma bolsa. Já com as pernas você pode fazer porta moedas ou celulares.

  • Porta objetos

É possível fazer um pendurador de objetos para ficar atrás da porta.

3. Ralador

Com o passar do tempo e o uso frequente, os raladores ficam cegos e sofrem danos, como mudança de cor, entortam e assim vai. Com isso não queremos mais usá-los e jogamos fora. Mas saiba que eles rendem bons objetos práticos e de decoração.

  • Luminárias de jardim

A luz colocada dentro do ralador irá se espalhar em seus furinhos e proporcionar um clima aconhegante. Como o metal esquenta com a luminosidade mantenha-os pendurados.

  • Porta joias

Podem ser usados como organizador para seus brincos e anéis.

4. Latas de atum

Por oferecer muitos benefícios à nossa saúde o atum vem sendo cada vez mais consumido e a quantidade de latinhas jogadas fora também aumentou.

Aproveite-as para usar de porta pregadores ou porta velas.

5. Caixas de papelão

As caixas de papelão estão entre um dos materiais mais versáteis dessa lista. Com certeza é um objeto que não deveria ser jogado fora, pois sempre pode ser usado com alguma finalidade.

Usando criatividade, cola, tesouras, fitas e os materiais que preferir elas podem se tornar porta retratos, porta livros, novas caixas de presente, guardar correspondências, arquivos e muito mais.

6. Lâmpadas queimadas

Quando as lâmpadas queimam imediatamente jogamos no lixo, mas se retirarmos a parte superior da lâmpada e removermos os fios podem ser ótimos vasinhos.

Após os procedimentos descritos, adicione água e faça um suporte com arame oara deixá-los em pé.

7. Garrafas de vidro

O vinho é uma bebida que vem ganhando cada dia mais apreciadores e suas garrafas costumam ser muito bonitas podendo servir de castiçais de mesa para um jantar romântico ou luminárias.

8. Caixa de ovos

São práticos de serem reaproveitados e muito versáteis, pois servem para guardar botões, carreteis de linhas, miçangas e outros objetos pequenos.

É um ótimo material para artesanato e brincadeiras infantis.

É muito importante reciclar e ter a consciência que se cada um de nós fizermos um pouco, a diferença será grande.

Utilize esses materiais para brincar de oficina de artes com as crianças, pois além de divertido, eles entenderam e irão aprender a importância de reciclar e proteger nosso planeta.

Leave a Reply