8 dicas para não engordar durante a menopausa

A menopausa é um período de mudanças no corpo e na saúde da mulher e engordar é algo muito comum. Veja boas dicas para não engordar nessa fase!

Apesar de ser algo muito comum e a grande maioria das mulheres acharem impossível não engordar nessa fase, vale saber que engordar na menopausa pode ser evitado.

Quando a menstruação começa a falhar é sinal que o corpo está produzindo menos estrogênio. As alterações hormonais, acabam refletindo em diversas funções e aspectos do nosso corpo.

Se há consciência das alterações que irão ocorrer no organismo devido a menopausa fica mais fácil se prevenir e amenizar algumas situações.

Apesar de trazer bastante desconforto, a menopausa é uma fase da visa que pode ser vivida com mais facilidade, menos preocupação. Basta cuidar e ficar atenta à saúde.

Causas do ganho de peso durante a menopausa

Mulheres ao durante a menopausa podem engordar de 5 a 10 quilos, mas isso é evitável.

Traçar algumas estratégias pode ajudar a evitar que isso aconteça e ainda melhorar a qualidade de vida, resultando no bem estar e amenizando outros diversos sintomas comuns dessa fase.

Alterações endócrinas

Ao longo da menopausa, o corpo feminino passa a reduzir a produção de estrogênio, fazendo com que o organismo sofra alterações.

  • As células adiposas irão aumentar, fazendo com que o metabolismo fique mais lento.
  • O corpo irá precisar de menos energia para se manter e os excessos irão se transformas em gordura.
  • Em muitos casos as mulheres sentem alterações emocionais,podendo aumentar os níveis de ansiedade, depressão e insônia. Podendo resultar em transtornos alimentares.
  • A menopausa faz com que ocorra a perda progressiva das fibras e tônus muscular.. Com isso há mais gordura e menos músculo perdendo a firmeza e a agilidade de antes.

Mudanças emocionais durante a menopausa

A menopausa é um período negativo para muitas mulheres.

Notam-se com quilos a mais e se perguntam o porque estão mais inchadas e com mais peso se estão com a mesma alimentação de sempre.

No entanto, é preciso lembrar que nessa fase todo o corpo está passando pro alteração e com isso é necessário que haja mudança na alimentação, pois o funcionamento do corpo já não é mais o mesmo.

Outra fator importante, é o fato de alguns medicamentos que as mulheres passam a tomar nessa fase, aumentando os sintomas de prião de ventre, retenção de líquidos que irão causar inchaço. Os antidepressivos fazem isso.

O que fazer para evitar o ganho de peso durante a menopausa?

Veja como é possível não ganhar peso nessa fase tão complexa para tantas mulheres.

1. Uma nova etapa, novas estratégias

A menopausa não deve ser sinônimo de se sentir feia. Essa é uma nova fase e precisa ser encarada com consciência das mudanças que irá enfrentar.

Não deixe de conversar com seu médico e pedir para que lhe recomende um tratamento hormonal substitutivo. O organismo muda de mulher para mulher, por isso seu médico irá avaliar e analisar o melhor para o seu caso.

Tenha em mente que sua alimentação deve mudar, pois o consumo de calorias deve ser menor que antes.

2. Priorize algumas verduras específicas

Algumas verduras são muito benéficas para essa fase, como: o espinafre, abóbora, alho, cebola, couve-flor, berinjela e brócolis.

3. Duas unidades de frutas por dias

As frutas possui alto teor de açúcar, o que contribui para o ganho de peso. Por isso, consuma apenas duas unidades de frutas por dia.

Opte pelas menos calóricas e mais ricas em nutrientes, como a pera e maçã. As laranjas e os morangos são ideais, pois possuem bioflavonoides que ajudam a aliviar o excesso de calor repentino típico da menopausa.

4. Flocos de aveia integral

A aveia é excelente para contribuir com o funcionamento do intestino, já que nessa fase a prisão de ventre pode ser mais frequente.

Consuma aveia com frutas, iogurtes ou pão integral logo no café da manhã.

5. Peixes azuis duas vezes na semana

Os peixes são ricos em proteínas e ácidos graxos ômega 2 que são essenciais para equilibrar a saúde cardíaca.

O salmão é uma ótima opção para fazer parte do cardápio duas vezes na semana.

6. A importância das carnes brancas e das gorduras saudáveis

Consuma os seguintes alimentos no mínimo quatro vezes por semana.

  • Carne de frango ou de peru;
  • Sementes de linhaça;
  • Peixes brancos, como o bacalhau, tilápia e o Saint Peter.
  • Tempere suas saladas com azeite de oliva, pedaços de abacate e nozes.

7. Lembre-se de tomar 2 litros de água ao longo do dia

Manter o corpo hidratato é fundamental em qualquer idade ou fase da vida. Leve sempre uma garrafinha da água com você e mantenha seu corpo hidratato sempre.

Tomar uma taça de vinho tinto por dia é bastante recomendado.

8. Atividade física não pode faltar

Independente de qual seja a prática de exercício de sua preferência, faça!

Nadar, andar de bicicleta, dançar, caminhar, academia, não importa. Praticar exercícios físicos por no mínimo 45 minutos é indispensável.

Coloque em prática todas as dicas acima e tenha mais qualidade de vida durante a menopausa, livre de desconfortos e problemas.

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