7 exercícios para as mãos que amenizam a artrite

A artrite é uma doença que nos trás muitas dores e prejudica muito nossa torina e qualidade de vida. Mas, há exercícios que ajudam a amenizar os sintomas causados pelo problema. Confira!

A artrite se trata de uma doença que se caracteriza devido a deterioração progressiva da articulação, perdendo a cartilagem, que funciona como amortecedor para nos nossos movimentos, protegendo nossas articulações.

Sua causa é a inflamação aguda ou crônica que afeta os tecidos moles que estão ao seu redor, devido causas genéticas ou até mesmo ambientais, que ainda passam por estudos.

A artrite mais comum é a degenerativa ou osteoartrite, que pode afetar diferentes partes do corpo. No entanto, são mais frequentes quando o indivíduo chega a velhice e causa problemas nas mãos e articulações que suportam peso.

Tratamento da artrite da mão

Quando a artrite age afetando as articulações da região da mão, tende a produzir dores mais rigidas e intensas. Por isso, a qualidade de vida passa a ser afetada, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade para realizar qualquer movimento, por mais simples que seja.

Entretanto, há diversas maneiras de lutar contra a dor, ajudar a prevenir e combater a artrite, amenizando seus sintomas tão desagradáveis.

O tratamento pode ser através de remédios orais ou injetáveis, mas há também os naturais.Caso as opções não tragam melhoras é possível realizar a cirurgia e fazer a reparação da articulação que foi danificada.

Mas, até definir qual será o passo a seguir, é possível melhorar a qualidade de vida de forma simples, apenas adotando alguns hábitos mais saudáveis e realizando exercícios favoráveis para combater o problema.

hoje iremos compartilhar 7 exercícios para as mãos que irão ajudar a amenizar a artrite, atuando como complemento para o tratamento.

Veja abaixo!

Exercício 1 para amenizar a artrite: Fazer um punho

É possível realizar esse exercício em qualquer lugar de forma simples. Deve realizá-lo sempre que sentir rigidez na mão.

Estenda a mão esquerda e lentamente empunha-se a mão, mantendo o polegar em direção à parte externa da mão. não pressione a mão, pois pode agravar a dor, ao invés de aliviar.

Abra a mão devagar e repita o movimento mais 10 vezes com cada mão.

Exercício 2 para amenizar a artrite: Polegar curvado

Mantenha a palma da mão esquerda estendida e dobre o polegar para dentro, contra a palma da mão. Faça o movimento, puxando o dedo mínimo até o polegar, mantendo sua posição por alguns segundos.

Retorne à posição do princípio e realize 10 repetições com o polegar de cada uma das mãos.

Exercício 3 para amenizar a artrite: Dobrar os dedos

Com a palma da mão estendida dobre o polegar para baixo e para cima mantendo cada posição por dois segundos. Faça o mesmo com o restante dos dedos até ter feito com toda a mão. Repita com ambas as mãos por três vezes.

Exercício 4 para amenizar a artrite: Fazer um “O”

Com a mão esquerda para cima, vá dobrando os dedos delicadamente para dentro até que seus polegadores formem um “O” ao se tocarem. Mantenha essa posição por alguns segundo e volte a posição inicial e siga repetindo o exercício.

Exercício 5 para amenizar a artrite: Tabela curva

Deixe a borda do dedo mindinho da mão esquerda ao lado de uma mesa e com o polegar apontando para cima.

Mantendo o polegar na mesma posição, dobre os outros quatro dedos para dentro até formar um “L”, Fique nessa posição por alguns segundos, volte a posição inicial e faça 10 repetições com cada uma das mãos.

Exercício 6 para amenizar a artrite: Levantar o dedo

 

Deixe sua mão esquerda sobre uma mesa e mantenha a palma da mão sobre a superfície. Ao iniciar levante o dedo para fora lentamente, e repita com cada dedo.

Mantenha a posição por aproximadamente dois minutos, volte a posição inicial e repita. Faça com a outra mão.

Exercício 7 para amenizar a artrite: Mover o pulso

Nossa mucheca é uma parte muito afetada pela atrite, sofremdo muito com a dor e rigidez que a doença causa.

Para exercitá-la é predciso colocar o braço direito com a palma virada para baixo e com a outra mão presione para baixo até sentir que seu pulso e braço estão sendo alongados.

Mantenha a posição por cerca de 10 segundos e repita com a munheca da mão esquerda.

Esses exercícios funcionam como terapia para ajudar a combater as dores e a rigidez da artrite. São bastante simples e podem ser feitos em qualquer lugar.

Realize-os também para prevenir a artrite!

Leave a Reply