6 problemas bucais que indicam a presença de doenças

Uma das regiões mais sensíveis do nosso corpo é a nossa boca. Por isso é importante ficar atendo a qualquer sinal que apareça nela, pois pode ser a presença de alguma doença.

Muitas vezes temos a sensação que nossos dentes estão frouxos. Isso pode ser um sintoma de periodontite. Já quando perdemos os dentes é possível que seja osteoporose.

Através da nossa boca podemos contrair agentes nocivos, como bactérias e parasitas. Sendo assim, é fundamental que mantenhamos a higiene bucal, realizando a escovação diária, sempre após cada refeição. Além de fazer a visita ao dentista periodicamente e mantendo uma alimentação saudável para contribuir com a saúde bucal.

Abaixo falaremos dos principais sinais que podem indicar problemas bucais ou até mesmo de saúde. Confira!

Problema bucal 1: Dor nos dentes ou na mandíbula

Sentir dor na parte inferior da mandíbula, junto à fadiga, dor no peito e no braço pode indicar ataque no coração;

Já se aparecer na parte superior dos dentes, é um sinal de sinusite. As crises de sinusite são acompanhadas de dores de dentes, cabeça e mandíbula.

Problema bucal 2: Úlceras bucais ou aftas

O surgimento de aftas, herpes, leucoplasias e candidíase são comuns e podem acontecer a qualquer momento. No entanto, é preciso ficar atento para elas, pois podem indicar casos graves como câncer na boca, redução da imunidade, ou infecção causada por fungos como é o caso da candidíase.

Problema bucal 3: Mau hálito

O mau hálito em 90% dos casos indica a presença de bactérias na língua e doenças de gengiva.

Entretanto, os 10% que restam podem indicar algo mais grave, como diabetes tipo 2, lesões estomacais, problemas no fígado, intestinos, rins e gastrite.

Problema bucal 4: Mudança na aparência das gengivas

Se notar que suas gengivas estão esbranquiçadas, fique atento, pois pode ser um sinal de anemia, redução dos glóbulos vermelhos no sangue. Em casos como esse a língua também estará arroxeada, brilhante e inflamada.

Caso as gengivas tenham aparência inflamada ou roxa, é sinal de gengivite. É uma condição bastante dolorosa e que pode ocorrer sangramento e até a perda dos dentes se não for tratada corretamente.

Problema 5: Perda dos dentes

Se notar que seus dentes estão “frouxos” e sua gengiva roxa e brilhante é um sinal de periodontite.

A periodontite compromete o tecido ao redor dos dentes que são responsáveis por sustentá-los. A gengiva acaba se retraindo e os dentes passam a ficar frouxos, se tornando uma situação muito desagradável.

A falta de tratamento para a periodontite pode resultar em perda de dentes e permitir com que as bactérias se espalhem através da corrente sanguínea, sendo altamente prejudicial para o funcionamento e saúde do coração.

Problema bucal 6: Sangramento nas gengivas

Esse é o sintoma mais comum em casos de lesões e infecções nas gengivas. Sangramentos constantes e em excesso pode indicar leucemia.

Se o sangramento na gengiva estiver acompanhado de sangramento nasal, pode ser sinal de problema no fígado.

É fundamental consultar um médico o quanto antes, para garantir que o problema não evolua para casos mais graves.

Outro tipo de problema bucal está associado à menopausa. Há mulheres que apresentam sangramentos leves nas gengivas durante o período de menopausa, principalmente após ingerir aspirina. Nesse caso, não há preocupação, basta enxaguar a boca com bicabornato de sódio para desinfetar corretamente.

A perda dos dentes pode estar associada a osteoporose avançada e gengivite da gravidez. Todos os problemas acima devem ser tratados o quanto antes. Por isso, não deixe de consultar um especialista assim que notar qualquer sinal.

Leave a Reply