4 usos medicinais desconhecidos da água de berinjela

Por muitos anos a berinjela foi considerada um alimento tóxico, mas isso ficou no passado, rica em propriedades nutricionais a berinjela é consumida para fins medicinais. Saiba quais são eles!

 

É um alimento que divide opinião, pois há quem adore e há quem não goste de jeito nenhum. É um legume muito versátil e com o passar do tempo se tornou uma grande aliada para quem deseja perder peso e também para quem busca cuidar da saúde como controlar as taxas de colesterol, reduzir o açúcar no sangue e até mesmo combater o reumatismo.

Hoje vamos te contar detalhes sobre a berinjela e te ensinar a receita da água de berinjela que trás tantos benefícios para a nossa saúde. Confira!

Benefícios nutricionais e medicinais da berinjela

Pesquisas constataram que a beringela pode reduzir as taxas de colesterol em 30%. Esse teste foi realizado em coelhos e ainda não foi comprovado nos seres humanos. No entanto, a beringela é famosa por contribuir com muitos fatores de nossa saúde, como:

  • Reduz a pressão sanguínea;
  • Ajuda a combater e aliviar os sintomas da artrite;
  • é um fonte rica em vitamina A, cálcio, ferro, alcaloides, fósforo, proteínas e vitaminas do complexo B;
  • diminui os níveis de açúcar no sangue, sendo ideal para quem tem diabetes. Já quem não sofre com a doença não deve consumir em excesso pois pode causas anemia e hipoglicemia.
  • Purifica o fígado, favorecendo a digestão.

1 Redução do colesterol

Atualmente o colesterol afeta muitas pessoas, principalmente pelo sedentarismo, alimentação inadequada e estresse. Para regular os níveis de colesterol é preciso acompanhamento médico e por isso converse com ele sobre possíveis opções para tratar a questão com remédios naturais.

A água de berinjela tem como principal benefício seus compostos ativos, os ácidos clorogênicos que facilitam a eliminação das gorduras ruins. É também uma rica fonte de flavonoides que ajudam a prevenir diversos problemas de coração que têm o colesterol como principal causa.

2. Reumatismo

O ácido clorogênico contém ação anti-inflamatória e antibiótica ue ajuda a tratar diferentes tipos de dores, entre elas a artrite e o reumatismo.

Quem sofre com qualquer uma das situações deve tomar a água de berinjela todos os dias para combater a inflamação com eficiência e rapidez. Converse a respeito com seu médico.

3. Retenção de líquidos

A beringela é um poderoso diurético que promove a eliminação das toxinas e resíduos acumulados em nosso organismo através da urina.

Quem deseja emagrecer pode tomar a água de beringela para fazer o corpo desinchar e proporcionar saciedade, reduzindo as medidas rapidamente.

4. Para diminuir a gordura abdominal

Além de todas suas propriedades, principalmente como diurético, a berinjela também tem efeitos depurativos que purificam o corpo das toxinas existentes em seu interior, permitindo que emagreça com mais facilidade.

Dessa forma fica mais fácil manter nosso sangue mais limpo livre de gorduras, glicose em excesso e demais elementos nocivos. Também passamos a sentir menos fome, nosso desejo por guloseimas reduz, permitindo que a preferência seja para alimentos saudáveis.

Estima-se que o consumo regular da água de beinjela contribui com o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar que são dois órgãos essenciais para o funcionamento do metabolismo.

É obvio que para emagrecer precisamos unir o consumo da água de berinjela repleta de benefícios, junto a exercícios físicos e um plano alimentar nutritivo e balanceado.

Veja a seguir como preparar a água de berinjela.

Receita de água de berinjela

 

Veja como preparar essa benéfica bebida

Ingredientes

  • Sucos de meio limão;
  • 1 litro de água;
  • 1 berinjela média.

Preparo

Lave a berinjela e corte em pedaços. Depois coloque a água para ferver. Assim que começar a ferver adiciona a berinjela.

Mantenha cozinhando em fogo baixo por 25 minutos ate que o legume esteja bem bastante. Deixe repousando os uma hora.

Coloque a mistura em um vidro, adicione o limão e misture bem.

Para eliminar o gosto amargo da berinjela, corte-a em pedaços e coloque sal em cima de cada pedaço. Deixe por duas horas, irá perceber que sai um líquido escuro que é o responsável pelo gosto amargo.

Lave os pedaços para remover bem o sal e cozinhe normalmente depois.

Como tomar a água de berinjela

Para obter bons resultados com a água de berinjela será necessário beber após o almoço, no meio da tarrde e antes de dormir. Esse tratamento deve ser feito por sete dias seguidos duas vezes ao mês.

Aproveite os benefícios da água de berinjela.

Leave a Reply