12 remédios naturais para aliviar as dores nas articulações

É possível aliviar as dores nas articulações através dos remédios naturais!
Confira quais são eles!

 

As dores nas articulações podem ser causadas por diversos motivos. Muitas vezes está associada a má postura, permanência excessiva na mesma posição ou doenças crônicas.  No entanto, você sabia que existem remédios naturais para ajudar a combater as dores nas articulações? Hoje vamos contar quais são eles! Confira!

Fitoterapia para dores nas articulações

As ervas naturais e as plantas são capazes de ajudar a diminuir as inflamações e dores nas articulações, melhorando a mobilidade, prevenindo e combatendo o desgaste nas articulações. As infusões podem garantir que se sinta melhor e tenha mais qualidade de vida em sua rotina!

Alecrim

Rico em propriedades antioxidantes, o alecrim ajuda a reduzir o desgaste da cartilagem, principalmente em quem tem artrose. É possível adicionar a erva em seus molhos, sopas, cremes e carnes, pois é uma erva aromática muito utilizada na gastronomia também.

Recomenda-se tomar o chá feito com uma colher da planta seca e água fervendo. Beba três xícaras ao dia no máximo.

Urtiga

Essa é uma planta que possui propriedades diuréticas que contribuem para a eliminação dos líquidos que se acumulam nas articulações já inflamadas. Para usufruir melhor de suas qualidades é necessário consumir até três xícaras por  dia do chá feito com a raiz seca da planta e ¼ de água, deixe repousar por 10 minutos e coe em seguida.

Gengibre

É excelente para reduzir as dores nas articulações, permitindo que elas desinflamem. Utilize gengibre em suas saladas ou faça um chá com uma pequena colher de raiz seca para cada xícara com água fervendo.

Bétula

Contém muitas propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, ou seja, é ideal para tratar artrose e artrite reumática.  Aplicando bétula nas regiões que precisam ser tratadas, resulta em desinflamação. Além de ser ideal para eliminar o excesso de líquidos acumulados nessas áreas.

Faça uma infusão de folhas secas e água fervendo. Beba suas vezes ao dia.

Outros remédios caseiros para as dores nas articulações

Além das ervas naturais, você pode recorrer a outros tratamentos caseiros que ajudam a reduzir as dores articulares.

Óleo de fígado de bacalhau

É um produto que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. É uma excelente forma de aproveitar os benefícios do bacalhau. O óleo de fígado de bacalhau ajuda a prevenir doenças inflamatórias nas articulações, como a artrite. Consumir o bacalhau três vezes por semana é outra forma bastante eficiente de aproveitar seus benefícios para as articulações.

Chá verde

Um poderoso antioxidante, o chá verde possui propriedades que reduzem o acúmulo de líquidos e gorduras. Quando as dores nas articulações começarem faça a infusão, pois os polifenóis ajudam a reduzir os possíveis danos às cartilagens.

Abacaxi

Consumir o abacaxi fresco ou em sucos contribui para a redução das dores nas articulações e inflamações. Isso ocorre devido o abacaxi possuir enzima chamada bromélia. Lembre-se  que deve o abacaxi deve ser consumido fresco, não cozido e nem enlatado para aproveitar todos os nutrientes.

Linhaça

A linhaça ou sementes de linho como são chamadas são um ótimo remédio natural, muito eficiente para combater as dores nas articulações. A principal causa disso são seus ácidos graxos ômegas 3, que também podem ser encontrados no peixe.

Amora

Consumir a amor em fruta ou em suco ajuda a reduzir as dores nas articulações, pois possui muitas propriedades anti-inflamatórias naturais.

Couve

Esquente uma folha de couve no forno ou no banho Maria e aplique nas articulações que estão afetadas até que elas esfriem.

Camomila

A camomila é uma erva com propriedades relaxantes e favorece o relaxamento dos músculos e articulações, ajudando a diminuir o inchaço e as dores de forma externa.

Coloque gotas de óleo essencial de camomila na região das articulações que estão afetadas e faça massagens circulares com pouca pressão. Faça o procedimento diariamente e deixe que o óleo seja absorvido pela pele. Não enxague.

Eucalipto

Assim como a camomila o eucalipto possui propriedades que contribuem com as dores nas articulações, podendo ser consumida internamente ou externamente.

Procure em casas de produtos naturais o óleo essencial de eucalipto e dissolva 30 ml em um litro de água morna e massageie com esse líquido por toda a região afetada.

Dicas para evitar e reduzir as dores nas articulações

Há alguns hábitos saudáveis que ajudam a reduzir e prevenir as dores nas articulações. Confira!

Aplicar gelo

Esse é um dos tratamentos caseiros mais comuns e eficientes para tratar diversas situações, inclusive às dores nas articulações.

Coloque cubos de gelos em uma bolsa térmica e envolva com uma toalha ou pano para ficar mais confortável. Aplique na região afetada por alguns minutos, pois o processo irá contribuir com a desinflamação.

Aplicar calor

A bolsa térmica é uma forma eficiente de reduzir as dores nas articulações. Coloque a bolsa térmica com água quente na região dolorida por algum tempo até que a região esteja aquecida. Assim irá reduzir as dores e a inflamação.

Faça exercícios

Os exercícios ajudam não apenas para reduzir as dores nas articulações, mas também  para melhorar a mobilidade. Praticar exercícios de ioga, tai chi chuan, pilates e caminhas, ajudam bastante nessa questão.

Leave a Reply