11 ingredientes para um café da manhã saudável

O café da manhã é uma das principais refeições do nosso dia. Saiba quais os principais ingrediente para ter um café da manhã saudável!

 

A grande maioria das pessoas adoram viajar, por conta dos maravilhosos cafés da manhã que são servidos em hotéis e pousadas, repleto de opções.

Entretanto, é preciso lembrar que mesmo em casa devemos nos importar com essa refeição que é tão importante, pois o que comemos logo pela manhã irá refletir bastante em nossa saúde e funcionamento do nosso corpo no restante do dia.

Sendo assim, hoje separamos uma lista com os 11 principais ingredientes que devem estar inclusos no seu café da manhã saudável. Confira!

1. Aveia para um café da manhã saudável com proteínas

A aveia é excelente e faz parte dos planos alimentares saudáveis e balandeados, principalmente por proporcionar diversos benefícios à nossa saúde, como:

  • Reduz os níveis de açúcar no sangue;
  • Ajuda a prevenir a prisão de ventre e as demais doenças de intestino;
  • Favorece o processo de digestão;
  • Reduz as taxas de colesterol;
  • Previne as doenças cardíacas.

Você pode consumi-la junto com leites vegetais como, os de soja, arroz e amêndoas. Outra opção é polvilh´-la em cima de vitaminas, pães, bolos, bolachas integrais, sucos e iogurtes.

2. Iogurte grego

Muito consumido nos últimos tempos,o iogurte grego é muito saboroso e e saudável, principalmente por possuir baixas taxas de açúcar e gordura. Opte pelos não adoçados e consuma-os com frutas doces, como morango, banana, maçã e outras.

3. Toranja

A toranja é uma fruta bastante semelhante à laranja e tem sido cada vez mais mencionada quando o assunto é perda de peso. Consuma meia toranja no café da manhã, pois irá ajudar a reduzir o excesso de gordura corporal.

outra vantagem da fruta, são suas altas quantidades de vitamina C, que favorece o sistema imunológico, mantendo o equilíbrio de açúcar no sangue, reduzindo os riscos de insulina.

4. Pão integral

Consumir pães integrais com sementes de chia, quinua, aveia, linha e outras, é excelente para ter uma café da manhã saudável, balanceado, energético e nutritivos.

os pães integrais são ótimas fontes de carboidratos ricos em vitaminas, minerais e fibras que ajudam a manter o intestino em bom funcionamento.

5. Banana

A banana é um fruta muito consumida, é excelente por ser uma rica fonte de energia e potássio, ajudando a regular a pressão sanguínea.

Por promover sensação de saciedade é um alimento que deve estar incluso no café da manhã saudável e pode ser consumida junto ao iogurte, aveias e vitaminas.

É válido lembrar que quem sofre com diabetes tem seu consumo restrito.

6. Sardinha

A sardinha é um peixe rico em gorduras saudáveis, além de barato. Apesar de parecer estranho, consumir a sardinha logo pela manhã com maionese, como patê é ideal para ter um café da manhã saudável e balanceado.

7. Melancia

Além de refrescante e deliciosa, a melancia é indispensável para um café da manhã saudável , pois ajuda a prevenir câncer, possui baixas calorias, hidrata o corpo devido sua grande quantidade de água e favorece a saúde do coração.

8. Queijo branco

Queijos como o queijo de cabra, cottage, queijo de minas e ricota, são queijos magros que favorecem a saúde e fazem parte da maioria dos café da manhã saudáveis. Possuem ótimas quantidades de cálcio, e são ideais para serem combinados com demais ingredientes.

Evite o consumo de queihos amarelos, pois são prejudicias para o colesterol.

9. Suco de laranja

Provavelmente é o principal entre os café da manhã do mundo inteiro. Além de delicioso, o suco de laranja ajuda a nos faz acordar devido sua acidez. Rico em vitamina C, potencializa nosso sistema imunológico, ajudando a nos proteger de resfriados e demais doenças.

10. Chocolate

Apesar do café ser um clássico dos cafés da manhã, há quem prefira o cholate quente, o que não é ruim. Pois, o cacau é uma fonte rica em ferro e atua como estimulante para o nosso organismo, além de nos proprocionar a sensação de bem estar imediatamente.

11. Chá no café da manhã

Um outro de bebida que pode fazer parte do café da manhã saudável é o chá. Há diversas opções de chá que possuem compostos que favorecem nossa saúde.

O chá verde, por exemplo ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, possui ações antioxidantes e é um forte aliado para muitas doenças.

Outras opções são a erva-doce, capim-limão, camomila, maracujá, baunilha, erva cidreira e muitas outras.

Caso você não goste de tomar nada quente, pode optar pela versão gelada. Faça 300 ml do chá de sua preferência e deixe na geladeira durante a noite. Consuma logo pela manhã, mas antes bata no liquidificador com o suco de meio limão, adoçando com mel ou adoçante.

Além de refrescante, ajuda a fornecer mais ânimo para enfrentar o dia e pode ser excelente para ser incluso no café da manhã saudável.

Leave a Reply