10 remédios naturais para aliviar uma forte dor de dente

A dor de dente está entre uma das piores dores que podemos sentir. Mas, ela deve ser tratada com atenção, pois é um sinal que algo está errado em nossa boca.

Uma dor bruta e intensa como a dor de dente costuma aumentar com o passar das horas e desencadeia diversos outros sintomas no restante do corpo.

Com o avanço tecnológico, tratar a dor de dente se tornou mais fácil, pois fica mais fácil descobrir a causa do problema de forma mais eficiente e rápida.

No entanto, é sempre bom saber remédios caseiros que possam te ajudar a resolver o problema até que possa ir ao dentista e solucionar a causa e acabar com a dor. Confira abaixo alguns dos remédios caseiros que podem ser a emergência odontológica.

1. Higiene bucal adequada

A higiene bucal é fundamental para manter uma boa saúde na região da boca. Ao sentir início de dor de dente é necessário que realize uma higiene bucal completa e eficiente.

Na grande maioria dos casos, a origem do problema se trata do acúmulo de bactérias nos dentes, língua e gengivas. A higiene bucal feita de forma correta irá eliminá-las aliviando o caso.

Dicas: Passe o fio dental nos dentes, principalmente nos que doem e tenha certeza que não restou nenhum resíduo de alimento por ali. Após, escove os dentes realizando todos os movimentos de forma bem precisa. Lave com água abundante e depois utilize o enxaguante bucal.

2. Salsa

Famosa nas receitas culinárias, a salsa é muito mais eficiente que apenas um tempero. Ela possui compostos anti-inflamatórios que fazem reduzir a dor no local afetado, principalmente quando há inflamação.

Dicas: Pegue um pouco de salsa fresca e mastigue por diversas vezes ao longo do dia. Isso irá aliviar a dor e neutralizar o mau hálito.

3. Sal

O sal funciona como antisséptico sendo capaz de trazer alívio da dor causada por abscesso ou qualquer infecção derivada do acúmulo de restos de alimentos entre os dentes.

Dicas: Pegue um copo com água e adicione uma colher de sopa de sal. Faça gargarejo com a mistura após cada refeição.

4. Alho

O alho possui ação anti-inflamatória e antibiótica sendo um dos melhores e mais eficientes ingredientes para combater as infecções e dores.

Dicas: Triture alguns dentes de alho e depois aplique-o diretamente no dente ou na gengiva afetada.

5. Chá negro

Assim como todos os chás, o chá negro também é um forte aliado para curar problemas. Devido seu alto teor de ácido tânico, o chá preto possui ação anti-inflamatória e analgésica.

Dicas: Prepare um chá negro e em seguida aplique uma compressa com ele no local dolorido. Tome o chá para aproveitar todo o efeito analgésico que irá ajudar a aliviar a dor e o desconforto.

6. Um pouco de álcool para dor de dente

Não estamos falando do álcool que utilizamos para curar feridas e sim do álcool que há nas bebidas alcoólicas como o uísque, o rum e muitas outras. Usado em pequenas quantidades possui ação antiviral e antisséptica que ajudam a combater de forma eficaz e rápida as infecções que proliferaram na boca.

Dicas: Em um copo pequeno adicione alguma dessas bebidas e faça gargarejo por alguns minutos e depois cuspa.

7. Cravo da Índia

Estamos acostumados a usar o cravo da índica em receitas, porém por conter a substância eugenol que funciona como um sedativo muito eficiente, é um forte aliado para diminuir a dor.

Dicas: É possível aplicar diretamente o cravo da índia no dente afetado. Mas, você também pode colocar 5 cravo em um copo pequeno com enxaguante bucal e fazer gargarejo três vezes ao dia.

8. Suco de limão

O limão possui diversas propriedades significativas à nossa saúde e algumas delas são as anti-inflamatórias, antissépticas e adstringentes que favorecem a saúde bucal, prevenindo e ajudando a combater diversos tipos de infecções.

Dicas: Esprema um limão e utilize o seu suco para aplicar diretamente sobre o dente afetado. Você também Pode utilizar o suco do limão junto ao sal para fazer gargarejos.

9. Cebola

O suco da cebola possui compostos anti-inflamatórios e antibióticos que ajudam a desinflamar o dente que foi afetado.

Dicas: Corte um pedaço pequeno de cebola e coloque sob o dente dolorido.Em seguida aperte a cebola para que ela solte o suco ajudando a desinflamar o dente.

10. Água oxigenada

Se notou que a dor de dente surgiu após uma infecção, junto a mau hálito ou halitose, a água oxigenada pode te ajudar a amenizar o problema, servindo como tratamento.

Dicas: Pegue um pouco de algodão e umedeça na água oxigenada, após aplique sobre o dente.

Outra opção é preparar um enxaguante bucal misturando um pouco de água oxigenada para três de água.

Caso surja uma forte dor de dente realize algum dos procedimentos. Mas, lembre-se que esses são métodos provisórios para te ajudar a amenizar a dor. Procure um dentista o quanto antes para solucionar o problema de vez.

Leave a Reply